(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Trem de passageiros entre BH e ES continua sem funcionar até domingo (11/4)

As viagens entre Belo Horizonte e Cariacica (ES) estavam suspensas desde domingo (28/3), com previsão de retorno para 5/4, mas a suspensão foi prorrogada


04/04/2021 17:18 - atualizado 04/04/2021 17:46

Em outros tempos, os domingos de Páscoa registravam grande movimentação de passageiros, retornando pra casa, por volta de 14h, nos dois sentidos. Neste domingo, a estação estava deserta(foto: Tim Filho/Especial para o EM)
Em outros tempos, os domingos de Páscoa registravam grande movimentação de passageiros, retornando pra casa, por volta de 14h, nos dois sentidos. Neste domingo, a estação estava deserta (foto: Tim Filho/Especial para o EM)
Um novo decreto do governo do estado do Espírito Santo, para conter o número de casos de COVID-19, ampliou até dia 11 de abril a suspensão dos transportes rodoviário e ferroviário no estado, e a decisão afeta várias cidades mineiras.

O decreto paralisou a circulação do trem de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM) até o próximo domingo (11/4), entre Cariacica (ES) e Belo Horizonte, nos dois sentidos. Este novo decreto, de número 4859-R, foi publicado no sábado (3/4). 

O transporte também será interrompido no ramal Itabira, na Região Central de Minas. A Vale, que gerencia a linha de transportes de passageiros na EFVM, informou que permanece em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária.

Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão, de acordo com a Vale, solicitar a remarcação ou o reembolso do bilhete, sem custo adicional. 
 
Em 2020, o trem de passageiros ficou sem circular durante meses, entre Março e Agosto. No retorno ao transporte, A Vale adotou protocolos sanitários para evitar a transmissão do COVID-19 dentro dos vagões. Os assentos foram reduzidos para garantir o distanciamento entre os usuários e áreas comuns como banheiros e na área de refeição. 

Neste domingo, na Estação Ferroviária de Governador Valadares, ninguém apareceu para pedir informações sobre viagens, como aconteceu durante a semana. A estação permaneceu deserta. 

Na Praça da Estação, no entanto, havia um grande número de pessoas em situação de rua, com barracas de lona e pequenas tendas. Uma mulher montava sua barraca com uma lona plástica bem próximo à área de embarque e desembarque de passageiros.

Para ter mais informações sobre a paralisação dos trens de passageiros, os usuários podem ser usar o canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000).
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)