(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRÍTICAS AO GOVERNO

Bispo auxiliar de BH sobre Bolsonaro na pandemia: 'Barbárie é meta'

Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, classificou gestão do presidente da República como 'desgoverno' e defendeu impeachment


22/03/2021 21:18 - atualizado 22/03/2021 21:34

'Que o impeachment seja decretado para que a vacinação corra mais veloz que o vírus', publicou Dom Vicente Ferreira(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
'Que o impeachment seja decretado para que a vacinação corra mais veloz que o vírus', publicou Dom Vicente Ferreira (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira, utilizou as redes sociais para fazer uma série de críticas contra o Governo Federal na gestão da pandemia da COVID-19. O religioso disse que “barbárie é meta de nosso desgoverno” e defendeu o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nesse domingo (21/03), Dom Vicente Ferreira lamentou a situação atual em que o Brasil vive na pandemia e fez críticas ao Governo Federal, no qual classificou como “desgoverno”.

“Estamos em guerra. Cada dia ficamos mais vulneráveis. É triste demais ver tanta gente adoecendo ou morrendo. Mas ainda somos sobreviventes. Temos obrigação ética de lutar pela civilização. Barbárie é meta de nosso desgoverno. P.S. Só Deus me tira daqui. - Senhor, não tardes”, publicou.

Em outra publicação, feita no sábado (20/03), Dom Vicente Ferreira fez uma “oração pelo fim da pandemia”, ocasião na qual pediu o impeachment de Bolsonaro “para que a vacinação corra mais veloz que o vírus.

“Oração pelo fim da pandemia: Que o impeachment seja decretado para que a vacinação corra mais veloz que o vírus; que o novo governo não deixe ninguém sem auxílio; que o luto pelas vítimas da COVID-19 se transforme em luta contra esse sistema genocida capitalista.”

Dom Vicente Ferreira também afirmou que Bolsonaro é o maior aliado da COVID-19 e lembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual faz parte, enviou um documento aos governadores dizendo que “o povo não pode pagar com a vida”.

“Seis instituições, incluindo a CNBB, que assinam o "Pacto pela vida e pelo Brasil", entregaram aos governadores documento importante "o povo não pode pagar com a vida". Esperança! Temos que encontrar uma forma de derrotar esse vírus e seu maior aliado: Bolsonaro”, concluiu.

O Brasil registrou 1.383 mortes em decorrência da COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo números atualizados nesta segunda-feira (22/3), pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 295.425 o número de vidas perdidas em razão da doença no país.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)