(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGLOMERAÇÃO

Com comércio fechado, usuária flagra ônibus superlotado em BH; veja vídeo

Uma passageira gravou um vídeo indignada com a superlotação da linha 626 Esplendor/Landi em horário de pico, mesmo com o fechamento do comércio em BH


16/03/2021 10:41 - atualizado 16/03/2021 15:16

Linha 626 Landi com superlotação em horário de pico(foto: Arquivo Pessoal)
Linha 626 Landi com superlotação em horário de pico (foto: Arquivo Pessoal)
Uma moradora do Bairro Mantiqueira, em Venda Nova, gravou um vídeo pelo celular, mostrando como a linha de ônibus 626, que faz o trajeto Esplendor/Landi, ficou superlotada no horário de 4h30, em que ela pega a condução para seguir até seu local de trabalho. Mesmo com os serviços não essenciais proibidos de funcionar, por decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, o transporte seguiu com superlotação.

No vídeo, a mulher faz uma reclamação: "Hoje é terça-feira, dia 16, e olha que absurdo, olha que absurdo gente." Na cena é possível ver pessoas sem máscara, sem distanciamento correto, e alguns passageiros tendo que realizar o trajeto em pé, visto que os assentos estão todos ocupados.

Resposta da BHTrans


Segundo a assessoria de comunicação da BHTrans, a linha 626 Esplendor/Landi não teve a frota reduzida, após a prefeitura de BH estabelecer o novo decreto do fechamento de serviços não essenciais novamente. Segundo a empresa, foram feitos ajustes nos horários de acordo com a demanda de passageiros. 

A assessoria ainda disse que a linha está realizando os trajetos de 4h às 19h35, e com um turno noturno, de 22h às 23h55. No horário de pico de 4h às 7h, os transportes desta linha estão rodando com intervalo de 6 e 7 minutos entre as viagens. Os intervalos aumentaram no horário das 13h, que não apresentam grande demanda de passageiros.

A BHTrans informou que a fiscalização das medidas de prevenção contra a COVID-19 está sendo monitorada constantemente, principalmente nas estações, onde a Guarda Municipal está orientando os passageiros a usarem a máscara e álcool gel nos transportes. A linha 626 Esplendor/Landi, faz o trajeto do bairro até a estação Venda Nova.

De acordo com a BHTrans, outra medida para tentar conter a aglomeração nos transportes está sendo por meio de monitoramento das saídas de viagens dos ônibus do move nas estações. "Se virmos que a linha do move está com uma fila grande de passageiros para embarcar, colocamos uma viagem extra neste horário que está tendo maior demanda de passageiros, para diminuir a quantidade de pessoas em um só transporte’’.

Já sobre o uso da máscara, ele é controlado pela BHTrans, mas não dentro dos coletivos. "Nas estações estamos orientando o uso da máscara. Mas dentro do transporte, durante a viagem, já não temos controle, vai da consciência de cada um usar a máscara."

A assessoria complementa. "Se os passageiros virem alguma aglomeração em qualquer linha de ônibus da cidade, podem denunciar no portal da PBH".

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)