(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO LIMITE

COVID-19: UPA de Sarzedo não tem mais condições de receber pacientes

Colapso se deve aos atendimentos destinados à COVID-19. Os 10 leitos da UPA 24 horas estão ocupados


15/03/2021 17:13 - atualizado 15/03/2021 18:33

Prefeitura pede que sintomas leves sejam atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência(foto: Prefeitura de Sarzedo/Divulgação)
Prefeitura pede que sintomas leves sejam atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência (foto: Prefeitura de Sarzedo/Divulgação)
Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Região Metropolitana, não tem mais leitos disponíveis para atendimento da COVID-19. A cidade não tem hospital e conta com uma única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, com 10 leitos e oito respiradores para pacientes que necessitam de isolamento. Os leitos classificados para os casos “comuns” também estão comprometidos. A informação foi confirmada pela prefeitura na tarde desta segunda-feira (15/3), que pede para a população não se dirigir para a UPA em caso de sintomas leves.


Outras cidades da Grande BH também estão com os leitos esgotados e os municípios-referência (Contagem, Ibirité e Belo Horizonte), que podem receber pacientes de Sarzedo, vivem o mesmo cenário, ou seja, sem vagas para internação.
 
“A prefeitura faz a parte dela, mas é urgente que toda a população, estabelecimentos comerciais e até mesmo as empresas colaborem, sigam as orientações das autoridades sanitárias e se cuidem. Da forma que está avançando o número de casos em nosso município, infelizmente vai morrer muita gente e as pessoas só acreditam nessa doença quando um parente ou alguém próximo vem a óbito. É muito triste tudo isso, mas está sendo assim”, destacou o prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro.
 
A alternativa proposta pela prefeitura é que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), situadas nos bairros, estendam os horários de funcionamento para conseguir atender os pacientes que tenham graus leves de dificuldade respiratória. 
 
Desde a última quarta-feira (10/3), a prefeitura está com medidas mais restritivas, por meio do Decreto 1.391/2021, na intenção de conter a circulação das pessoas na rua e a taxa de transmissão. O documento proíbe a venda de bebidas alcoólicas geladas e o consumo nos estabelecimentos; reforça a exigência para o uso de máscara em todo o município; proíbe também qualquer tipo de festa e evento público e privado, além de instaurar o “Toque de Recolher” das 20h às 5h.
 
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Sarzedo, as equipes da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Polícia Militar estão nas ruas no período da noite, fiscalizando e tentando coibir aqueles que insistem em desafiar as normas.  
 
“O município já registrou 34 mortes pelo novo coronavírus e o número de casos confirmados passa de 1 mil pessoas infectadas; apesar de todos os avisos, campanhas e orientações da Prefeitura de Sarzedo, através da Secretaria de Saúde, na intenção de frear o avanço da pandemia, a situação continua crítica”, diz a prefeitura, em nota.
 
Sobre a corrida para imunizar a população, na última sexta-feira (12/3) a prefeitura de Sarzedo enviou ao Consulado da Rússia um pedido de compra de 80 mil doses da vacina Sputnik V. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)