(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Valadares e Ipatinga estão com fila de espera por leitos de UTI

Pacientes com coronavírus em estado grave entram na fila de espera e têm de contar com a sorte para conseguir vaga em UTI; médicos pedem isolamento social já


15/03/2021 17:21 - atualizado 15/03/2021 18:23

O médico cardiologista e intensivista Sérgio Naves, coordenador da UTI do Hospital Bom Samaritano, disse que só há um remédio contra a doença: isolamento social(foto: Reprodução vídeo HBS)
O médico cardiologista e intensivista Sérgio Naves, coordenador da UTI do Hospital Bom Samaritano, disse que só há um remédio contra a doença: isolamento social (foto: Reprodução vídeo HBS)
Nas duas maiores cidades do Leste de Minas e sedes de macrorregiões de saúde, Governador Valadares e Ipatinga, a ocupação dos leitos de UTI do SUS para pacientes com COVID chegou a 100% desde a última semana. Os pacientes que chegam aos hospitais em estado grave, são direcionados a outros hospitais por meio da Rede SUS Fácil.

“Desde que Ipatinga atingiu 100% da capacidade na UTI, os pacientes são regulados pelo SUS Fácil, que direciona para o hospital público mais próximo com capacidade para atendimento”, informou a Prefeitura de Ipatinga. O mesmo procedimento é adotado em Governador Valadares.

Nos casos que inspiram cuidados, mas não necessitam de respiradores, os pacientes ficam internados nas enfermarias exclusivas para COVID-19. Em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a ocupação nas enfermarias está com taxas equilibradas.

A SMS de Ipatinga alerta que o número de casos que se agravam nas enfermarias está aumentando. “Por isso solicitamos que a população continue seguindo os protocolos sanitários de combate a COVID-19”, pediu a secretaria.

No Hospital Bom Samaritano, que possui 28 leitos de UTI COVID-19 SUS, em Governador Valadares, o médico Sérgio Naves, cardiologista e intensivista, coordenador da UTI do HBS, disse que a situação em Governador Valadares é gravíssima e já tem fila de espera por leitos de UTI. E conseguir vaga não é fácil, segundo ele.

Sérgio Naves disse que só há um remédio: isolamento social. “Nós estamos vivendo o pior momento da pandemia. Nós nunca tivemos isso em Valadares”, disse, se referindo à fila de espera na UTI do HBS e HM. Os dois hospitais, juntos, possuem 58 leitos de UTI do SUS para pacientes com COVID-19.

Primeiros sintomas

Em Governador Valadares, o tratamento das pessoas com os primeiros sintomas e testagem para saber se a pessoa está ou não acometida pela COVID-19 é feita na Policlínica Central, que desde o início da pandemia do novo coronavírus foi totalmente adaptada para ser o Centro COVID-19. 

No local, é feito todo atendimento aos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e em sequência recebe os encaminhamentos necessários. Ou o paciente é liberado para cumprir a quarentena em casa ou vai para a enfermaria.

Em Ipatinga a triagem é realizada em todas as Unidades Básicas, Hospital Municipal e na UPA. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Municipal. No entanto, o município pretende concentrar todo atendimento no Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19, no antigo Restaurante Popular, que será entregue à população até o fim do mês de março.

A inauguração do Centro, segundo a prefeitura, vai representar melhorias significativas no fluxograma de assistência aos doentes. Um dos objetivos é proporcionar maior proteção aos pacientes de todas as idades que acessam diariamente os serviços de saúde com outras enfermidades e demandas, tendo em vista que se reduzirão as possibilidades de contato com os infectados.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)