Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Com avanço da COVID-19, aulas são suspensas em Timóteo

A suspensão será por um período de 14 dias, a partir desta terça-feira (9/3), nas redes municipal e particular. Autoridades temem contaminação em massa


08/03/2021 14:44 - atualizado 08/03/2021 15:42

O secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, conhecido como professor Vespa, disse que a suspensão será por 14 dias e depois disso haverá nova avaliação da secretaria(foto: Divulgação PMT)
O secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, conhecido como professor Vespa, disse que a suspensão será por 14 dias e depois disso haverá nova avaliação da secretaria (foto: Divulgação PMT)
As aulas presenciais nas escolas municipais e particulares de Timóteo serão suspensas por um período de 14 dias a partir desta terça-feira (9/3). Após essas duas semanas de paralisação, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, farão uma avaliação sobre os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. As aulas remotas também serão suspensas. 

“O avanço nos números de monitoramento da COVID-19 em Minas Gerais e em nossa cidade demonstram a consequência das aglomerações em feriados prolongados. Aconteceu algo parecido após o feriado de ano-novo e agora, depois do carnaval. Estamos com o maior quantitativo de moradores em isolamento domiciliar”, disse o secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, conhecido como professor Vespa, que no domingo encaminhou um texto comunicando a suspensão das aulas aos diretores de escolas. 

O professor Vespa disse que sua secretaria está preocupada com o avanço do novo coronavírus e adiantou que, nesta segunda-feira (8/3), vai formalizar a solicitação de suspensão das aulas durante reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19. 

A situação dramática do sistema de saúde do Vale do Aço, com a redução de leitos de UTI e a transferência de pacientes para outras cidades, reforçou o posicionamento da Secretaria de Educação pela suspensão das atividades escolares. 

Na sexta-feira (6/3), o Centro de Referência à COVID-19 de Timóteo atendeu cerca de 200 pessoas, acendendo o sinal vermelho, e segundo a SMS, esse é o indicativo de que uma nova variante do novo coronavírus, que é mais agressiva e possui maior velocidade de transmissão, já está circulando na região. A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro também registrou uma sobrecarga de pacientes muito acima do normal no fim de semana que passou.

Nas últimas duas semanas, desde a retomada das aulas no dia 22 de fevereiro, foram realizadas diversas vistorias in loco nas escolas, confirmando que os protolocos sanitários estavam adequados à retomada das atividades. Estiveram nas escolas o próprio secretário de Educação, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os vereadores que fazem parte da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Cultura, Depostos, Lazer e Turismo da Câmara Municipal. 
 
“Peço paciência e o apoio dos pais de alunos e da população em geral, pois sempre dissemos que se houvesse uma situação adversa poderíamos rever a questão da retomada das aulas. Essa é a situação, infelizmente, que estamos vivendo nesse presente momento. Em função disso decidimos pela suspensão de todas as atividades escolares. Daqui a 14 dias vamos nos debruçar novamente sobre os números da pandemia para decidir o que fazer”, reiterou o professor Vespa.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade