Publicidade

Estado de Minas CAOS NA SAÚDE

Pouso Alegre: prefeito diz que faltam equipes para abrir leitos de UTI

Segundo diretor do HCSL, são necessários 10 profissionais de saúde para cada paciente internado. Hospitais em Pouso Alegre beiram o colapso.


03/03/2021 14:43 - atualizado 03/03/2021 16:16

Prefeito afirma que faltam profissionais da saúde para abrir novos leitos de UTI em Pouso Alegre (foto: Reprodução prefeitura )
Prefeito afirma que faltam profissionais da saúde para abrir novos leitos de UTI em Pouso Alegre (foto: Reprodução prefeitura )
O prefeito de Pouso Alegre, Sul de Minas, Rafael Simões (DEM), foi até o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, referência no tratamento dos casos de COVID-19, para se encontrar com o diretor técnido do hospital, Alexandre Hueb, sobre as dificuldades de abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

 

Nesta semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e dos leitos clínicos ultrapassou a margem de 90%, o que é considerado uma situação crítica. Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (03) pela prefeitura, a ocupação de UTI está em 93%, com 30, dos 32 leitos com pacientes internados. E os leitos clínicos estão com 95% de ocupação, com 57 das 60 vagas disponibilizadas para o tratamento de pessoas com coronavírus preenchidas.

 

O prefeito afirmou que a abertura de novos leitos não é feita por falta de dinheiro. O problema é a dificuldade em encontrar profissionais da área da saúde para trabalhar no atendimento aos pacientes com COVID-19.

 

“Para abrir um leito de UTI não basta ter uma cama, ter respiradores, como ter outros equipamentos. O que falta pra nós, em Pouso Alegre, e para todas as cidades do Brasil, chama-se profissional qualificado para trabalhar nas UTIs. Não temos mais onde buscar profissionais para por aqui e abrir novos leitos", afirma o prefeito Rafael Simões.

 

O médico-diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb, afirma que são necessários 10 profissionais de saúde para cada paciente internado. O hospital tem estrutura física, mas não encontra esses profissionais disponíveis para o trabalho.

  

“Não estamos falando de um médico ou de um enfermeiro. É uma equipe multiprofissional, com 10 profissionais para cada paciente internado. Nesse momento, o cuidado com paciente crítico envolve uma série de colaboradores, médicos, enfermagem, fisioterapia, farmácia. E, nesse momento, temos que atender tanto aqueles pacientes com COVID como os não COVID. E demanda-se uma experiência desse profissional para cuidar do paciente crítico”, destaca o diretor. 


Ocupação dos leitos de COVID-19 está acima de 90%(foto: Terra do Mandu )
Ocupação dos leitos de COVID-19 está acima de 90% (foto: Terra do Mandu )
 

Situação de alerta em Pouso Alegre  

O médico fala que a taxa de recuperação dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus atendidos no HCSL é boa. Mas, nesse momento, alerta o diretor, a situação é crítica e estão atendendo no limite.

 

“Estamos em um momento delicado. Houve um aumento no número de internados, não apenas no nosso município e região, mas no país. Vamos continuar oferecendo o melhor. Mas trabalhamos no limite, porque a quantidade de pessoas que se apresentam contaminadas, numa situação crítica, que precisam de suporte de doente altamente grave, não para de chegar. Precisamos conscientizar as pessoas e tomar as medidas necessárias para que essa segunda onda ou esse surto possa passar e nós continuemos oferecendo o melhor à população.”

 

Diante desse quadro de contágio, o prefeito Rafael Simões também pediu que a população seja consciente que o momento é de todos se cuidarem. “O município de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo tudo o que está ao seu alcance. Mas agora precisamos é da conscientização de toda a população da região, até porque nosso hospital é referência e atende inúmeros municípios." 

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade