(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÃO

Grupo organiza protesto em BH para volta às aulas: 'varal da educação'

Pais de alunos pedem reabertura das escolas. Comitê de Enfrentamento à Epidemia de COVID-19 se reúne nesta tarde para tomar decisão


24/02/2021 15:23 - atualizado 24/02/2021 15:48

Manifestação de pais e alunos para volta as aulas presencias nas escolas. Na foto, cartazes e flores na porta do Colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Funcionários(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Manifestação de pais e alunos para volta as aulas presencias nas escolas. Na foto, cartazes e flores na porta do Colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Funcionários (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)

Um grupo de pais de alunos organiza mais um protesto pela volta às aulas presenciais em Belo Horizonte. Em um perfil no Instagram, o grupo convoca para manifestação nesta quinta-feira (25/2), às 10h30.

Desta vez, a convocação é para a realização de um “varal da educação” com os uniformes das crianças pendurados nas portas dos colégios. Mensagem que circula pelas redes sociais confirma a participação de pelo menos seis escolas da rede privada na capital.



“O pedido é que a Prefeitura de Belo Horizonte libere os alvarás para que os pais tenham o direito e a opção de voltar às aulas presenciais, respeitando protocolos sanitários”, informaram os organizadores.

O movimento afirma que está em diálogo com pais, mães e professores de escolas públicas que também pedem a volta às aulas.

Mais cedo, professores e integrantes de movimentos sociais fincaram cruzes em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, em protesto contra o retorno das aulas presenciais na capital mineira sem ampla vacinação.

Nesta quarta-feira (24/02), o Comitê de Enfrentamento à Epidemia de COVID-19 de Belo Horizonte se reúne às 16h para deliberar sobre a reabertura dessas instituições, cujas atividades estão completamente suspensas desde 18 de março de 2020. 

Há a possibilidade de reabertura das escolas de educação infantil, que atendem crianças de 0 a 5 anos, a partir de 1° de março.

Repercussão negativa

No último dia 18, ao menos 11 colégios particulares da capital mineira amanheceram cobertos de flores fúnebres, que remetem à morte da educação.

O movimento foi organizado por um grupo de pais de alunos, em repúdio ao que chamam de “negligência à infância e juventude”. Segundo os manifestantes, a ideia é pressionar as escolas para que elas cobrem da Prefeitura de Belo Horizonte a liberação para retorno imediato das aulas presenciais. 

Mais tarde, parte dos pais de alunos dos colégios se mostrou contrária ao protesto. “Isso me deixou muito envergonhada, mesmo que eu não apoie a manifestação, achei essa ideia da coroa de flor uma infâmia! Levar coroas de flores fúnebres quando muitas pessoas estão morrendo mesmo, é de muito mau gosto”, disse a psicóloga Juliana Berni, mãe de um aluno de escola particular.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)