(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORAL

Minas Gerais tem alerta de tempestades de até 60mm por hora

Previsão do Inmet preocupa, já que várias cidades sofreram grande destruição nos últimos dias. Defesa Civil presta assistência na Zona da Mata e do Alto Caparaó


21/02/2021 14:30 - atualizado 21/02/2021 17:24

Defesa Civil atua nas áreas mas atingidas pela chuva(foto: Defesa Civil de Minas Gerais)
Defesa Civil atua nas áreas mas atingidas pela chuva (foto: Defesa Civil de Minas Gerais)
Minas Gerais vem sendo impactada pelas fortes chuvas que caem nos últimos dias. E a previsão é de novas tempestades. Na tarde deste domingo (21/02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuva entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.


O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é válida para praticamente todo o estado até às 11h dessa segunda-feira (22/02).

O Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, mobilizou todo seu efetivo para trabalhar no enfrentamento aos desastres causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Equipes têm atuado nas regiões mais afetadas.

São elas: Zona da Mata e Alto CaparaóAlgumas cidades foram inundadas e moradores tiveram que deixar suas residências. Além disso, vias públicas e pontes ficaram danificadas e restringiram o acesso principalmente às comunidades rurais.

O Sistema de Controle de Operações (SCO), metodologia adotada pela Defesa Civil Estadual para gestão de desastres, foi implantado em Carangola e Matipó. O órgão explica que a ferramenta auxilia controle dos pontos sensíveis e priorização das ações para restabelecimento dos serviços essenciais e atendimento aos afetados.

O órgão vem atuando no fornecimento de materiais de ajuda humanitária. Até o momento, dois caminhões, com mais de 800 itens (colchões, kits de higiene pessoal, etc) foram enviados para os municípios dessas regiões.


A Defesa Civil também está atuando em Santa Maria de Itabira, na Região Central, que sofreu com fortes chuvas na madrugada e manhã deste domingo (21/02). A equipe está realizando, conjuntamente com o outros órgãos, a análise da situação e irá dar todo o suporte necessário à cidade.  

Santa Maria de Itabira já confirma duas mortes e quatro desaparecidos

Sistema de Alertas


A Defesa Civil de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), envia, diariamente, mensagens de SMS, com alertas meteorológicos.

Para se cadastrar e receber os alertas basta enviar uma mensagem de texto (SMS), informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)