(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

COVID-19: Itaúna inicia a vacinação de 950 pessoas

O próprio prefeito, Neider Moreira, fez a aplicação das primeiras doses nesta quarta-feira (20/1)


20/01/2021 17:55 - atualizado 20/01/2021 18:16

O município recebeu 1900 doses da CoronaVac(foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna )
O município recebeu 1900 doses da CoronaVac (foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna )

A Prefeitura de Itaúna iniciou, na tarde desta quarta-feira (20/01), a vacinação contra a COVID-19 na cidade. Em solenidade transmitida pelo Instagram, o prefeito Neider Moreira, que também é médico, aplicou as duas primeiras doses do imunizante. Ao todo, o município deve imunizar 950 pessoas.

 

A enfermeira Danielle Soares da Silva, 41 anos, foi a primeira da cidade a receber a dose da CoronaVac, seguida do técnico de laboratório, César Onório Militão, 44 anos.

 

O prefeito Neider Moreira celebra o início das aplicações. “Um momento histórico, sem dúvidas, diante desta pandemia mundial, que tanto modificou a vida de todos nós. Demos o start da imunização na cidade e trabalharemos para que todos sejam vacinados, respeitando sempre as diretrizes do Ministério da Saúde”, afirma.

 

Ele ainda explica que, devido ao número reduzido de doses recebidas, a prioridade será dos profissionais de linha de frente da saúde, salas de vacinas, unidades básicas e asilos.

 

“Os outros grupos serão avisados assim que novas remessas forem chegando. Por isso, pedimos compreensão de todos neste momento, evitando transtornos e garantindo que muito breve possamos nos ver livres desta doença. E não esquecer que , mesmo com o início da vacinação, as medidas de prevenção contra a doença deverão permanecer ”, conclui.

 

Situação epidemiológica em Itaúna

 

De acordo com as últimas informações da Secretaria Municipal de Saúde, Itaúna já soma 4.461 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e, atualmente, conta com 446 casos ativos.

 

Apenas nas últimas 24h, 105 casos foram confirmados. Se compararmos com o boletim da última quarta-feira (13/1), foram identificados 373 novos casos da COVID-19.

 

Itaúna conta com apenas um hospital, o Manoel Gonçalves, que atende à microrregião que compreende Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema. De acordo com o último informe, existem 29 pacientes em tratamento contra a doença, sendo sete no CTI e 22 na enfermaria. Desses, 22 são moradores de Itaúna.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)