(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLAPSO

COVID-19: Divinópolis restringe funcionamento de bares e restaurantes

Delivery de bebida alcoólica e retirada no estabelecimento estão proibidos a partir das 23h


16/12/2020 17:18 - atualizado 16/12/2020 18:36

(foto: A coordenadora da Vigilância em Saúde Janice Soares disse que novas medidas restritivas podem ser editadas.)
(foto: A coordenadora da Vigilância em Saúde Janice Soares disse que novas medidas restritivas podem ser editadas.)
O avanço de casos e internações por COVID-19 levou a Prefeitura de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, a restringir o funcionamento de bares e restaurantes. O novo decreto abrange também lanchonetes, lojas de conveniência e semelhantes. As medidas estão em vigor desde essa terça-feira (15/12).

 

A partir de agora, esses estabelecimentos poderão funcionar entre 5h e 23h, todos os dias da semana. A comercialização de bebidas alcoólicas poderá ser feita apenas nos horários designados, sendo vedada a prática de delivery e de retirada no local. Outra determinação é a limitação da junção de duas mesas, com no máximo seis cadeiras.

 

Em caso de descumprimento das normas sanitárias, o estabelecimento será penalizado com interdição imediata do local, além de multa entre 50 e 100 Unidade-Padrão Fiscal do Município, isto é, entre R$ 3.997,50 e R$ 7.995. 

Intensificação

O prefeito Galileu Machado (MDB) aguarda a classificação do município nesta semana no Minas Consciente para definir novas restrições. Os dados são repassados, geralmente, na quinta-feira pela manhã. “Acredito que não seja suficiente para irmos para a onda vermelha, mas vamos ficar próximos”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Janice Soares. Ela não antecipou quais devem ser as novas medidas, mas disse que já estão previstas dependendo dos índices apurados.

 

“Caso a gente vê os números piorando até quinta ou sexta, pode ser que a situação esteja mais grave, com certeza o prefeito vai editar mais decretos de restrições”, disse.

 

Na última semana, ao migrar para a onda amarela, o município já havia ameaçado a proibir o consumo de bebida alcóolica em bares e restaurantes. A hipótese não está descartada. Para evitar as novas restrições, a coordenadora pede conscientização. 

 

“Claro que hoje não estamos no lockdown, mas a orientação é, sim, em função do colapso que nosso sistema está apresentado, desta questão grave, que fique em casa. Quando estávamos naquela fase avançada, a gente pedia o distanciamento, agora pedimos o isolamento”, recomendou. 

 

Divinópolis bateu 3.167 notificações do novo coronavírus nesta quarta-feira (16/12) e 85 mortes. A média diária de confirmações é de 41,1 pacientes e de 272 notificações, os maiores índices desde o início da pandemia. As taxas de internação também superam os meses anteriores. A média/dia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 37 e 52 na enfermaria.

 

*Amanda Quintiliano/Especial para o EM 

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)