(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVANÇO

COVID-19: casos confirmados em Confins crescem 42% em dezembro

Apenas nos 12 primeiros dias deste mês foram 34 novas ocorrências positivas da doença numa cidade que até então tinha apenas 80 casos confirmados de coronavírus


14/12/2020 18:32 - atualizado 15/12/2020 14:53

No início do mês, a cidade registrava 80 casos positivos de coronavírus e no dia 12 já eram 114(foto: Wikipedia/Divulgação)
No início do mês, a cidade registrava 80 casos positivos de coronavírus e no dia 12 já eram 114 (foto: Wikipedia/Divulgação)
Em Confins, cidade localizada na Grande BH e que abriga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, os casos confirmados de COVID-19 cresceram 42,5% somente nos primeiros 12 dias de dezembro.

De acordo com os boletins epidemiológicos municipais, a cidade tinha, no dia 1º deste mês, 80 casos positivos de coronavírus registrados. Menos de duas semanas depois, no dia 12, o número já havia subido para 114. Ou seja, o salto mostra que nesse intervalo de tempo foram anotados 34 novos casos da doença.

Deste total, 95 pessoas já teriam se recuperado da COVID-19 e outras 36 se encontram em isolamento domiciliar. Não há, no último boletim epidemiológico, datado do dia 12, pessoas internadas acometidas pela doença. Até o momento apenas um óbito foi registrado em decorrência do coronavírus.

A cidade ainda investiga 17 casos suspeitos da doença, mas já descartou outras 176 notificações de pessoas que poderiam estar com coronavírus.

O último decreto normatizando a atividade comercial foi emitido pela Prefeitura de Confins em 15 de setembro. Nele, é permitido a abertura das lojas, bares, restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica, e a realização de eventos e celebrações religiosas. 

No caso dos estabelecimentos que trabalham com alimentação, é possível realizar o atendimento in loco, com mesas contendo no máximo quatro pessoas, mantendo uma distância de dois metros entre elas. O decreto proíbe que os clientes se sirvam dos alimentos, sendo obrigatório que essa montagem seja realizada pelos funcionários. Além disso, é vedado o consumo dos produtos fora das mesas.

Em relação às atividades físicas realizadas em academias, elas deverão ser agendadas, não podendo os estabelecimentos concentrarem mais de 50% dos alunos em um mesmo horário. As aulas não poderão ter duração superior a 45 minutos e os praticantes deverão utilizar máscaras por todo o tempo que permanecerem no estabelecimento.

O secretário municipal de Saúde de Confins, Weslei Denis, credita o aumento dos casos ao período eleitoral. Segundo ele, a maior parte dos registros confirmados é de pessoas que participaram de caminhadas e eventos políticos.

“Várias pessoas que pegaram COVID-19 estavam diretamente ligadas à política. Além disso, essas pessoas contaminaram outras dentro de casa, por isso houve um aumento expressivo. Mas, temos expectativa de redução a partir da segunda quinzena de dezembro”.

Denis explica ainda que os a maior parte dos pacientes com a doença estão em casa, em situação estável e sendo acompanhada por profissionais de saúde.

“Percebemos que as pessoas que se contaminaram não pegaram a doença em outro ambiente, como um bar, banco ou supermercado, mas sim tiveram contato com outro caso positivo. A partir do momento que não conseguirmos mais identificar a fonte transmissora de casos que vierem a surgir, a intenção é colocar novamente a restrição de horários”, alertou o secretário.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)