(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: BH registra saltos na ocupação de UTI e na taxa de transmissão

Leitos de terapia intensiva estão com demanda 4,5% acima do nível de controle estabelecido pela prefeitura da capital mineira


07/12/2020 18:04 - atualizado 07/12/2020 18:32

Belo Horizonte registrou 936 novos casos de COVID-19 entre sexta da semana passada e esta segunda(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Belo Horizonte registrou 936 novos casos de COVID-19 entre sexta da semana passada e esta segunda (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Os índices que medem a ocupação de leitos de terapia intensiva e a taxa de transmissão da COVID-19 em Belo Horizonte tiveram novos saltos nesta segunda-feira (7/12). De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela prefeitura da capital mineira, os números estão em 54,5% e 1,09, respectivamente.

Na última sexta-feira (4/12), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) havia atingido o nível de alerta “amarelo”, uma vez que ultrapassou a barreira dos 50%, chegando a 50,6%. Já nesta segunda, a PBH informou que 54,5% das vagas estão comprometidas, maior número desde setembro. As unidades de enfermaria seguem com os 47,9% de demanda registrados no fim da semana passada.

Vale lembrar que, desde 4 de agosto, a PBH considera também os leitos da rede privada para medir o indicador. 

Aumentos foram constatados na ocupação de leitos de terapia intensiva e na taxa de transmissão(foto: Divulgação/PBH)
Aumentos foram constatados na ocupação de leitos de terapia intensiva e na taxa de transmissão (foto: Divulgação/PBH)
A taxa de transmissão, por sua vez, teve um novo aumento: foi de 1,06 para 1,09. Na quinta passada, o índice estava em 1,05 e subiu um décimo no dia seguinte. Em novembro, chegou a atingir 1,13, o maior patamar desde julho. O indicador fica na fase de controle quando está abaixo de 1.

Entre a última sexta-feira e esta segunda-feira, Belo Horizonte registrou 936 casos e 13 mortes. Ao todo, a prefeitura da capital mineira já constatou 56.106 pessoas infectadas pela COVID-19 e 1.698 falecimentos provocados pela doença. Outras 96 vidas perdidas estão em investigação.

Decreto de controle


Começou a vigorar nesta segunda, em Belo Horizonte, o Decreto Municipal 17.484/2020, que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em bares, restaurantes e demais estabelecimentos da capital. A medida é uma tentativa de diminuir a circulação de pessoas, ampliar o distanciamento social e conter comportamentos que têm 
ampliado o risco de transmissão da COVID-19 na cidade.

Além de não poderem vender bebidas para consumo no local, os proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes e cantinas não podem admitir que seus clientes bebam nas dependências do estabelecimento, ainda que tenham comprado em outro lugar. A restrição atinge também as feiras públicas e licenciadas e as praças de alimentação.

A administração municipal também suspendeu o licenciamento de eventos gastronômicos, shows e espetáculos, inclusive os requerimentos já protocolizados e ainda não respondidos pela Prefeitura.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)