(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Novembro

Atendimento a casos suspeitos de COVID-19 tem recorde em Patos de Minas

Número de atendimentos do último mês é cerca de 11 vezes superior ao de registros de hospitais particulares do município


07/12/2020 11:49 - atualizado 07/12/2020 12:32

Foram 3,1 consultas a pacientes com quadro gripal no Centro COVID-19(foto: Divulgação/Ascom Patos de Minas)
Foram 3,1 consultas a pacientes com quadro gripal no Centro COVID-19 (foto: Divulgação/Ascom Patos de Minas)
O mês de novembro teve o maior número de atendimentos no Centro COVID-19 anexo à UPA no Município de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Foram 3,1 mil consultas a pacientes com quadro gripal. O pico anterior havia acontecido em setembro, quando houve quase 2,5 mil atendimentos do tipo no local. A Prefeitura chamou a atenção para que denúncias sobre atividades que violam os protocolos de segurança em relação à COVID-19 sejam concentradas no aplicativo Patos Conectado.

O número de atendimentos do último mês é cerca de 11 vezes superior aos registros de hospitais particulares do município. A Prefeitura informou que também organizou as unidades de saúde da família (USF) e estruturou o Hospital de Campanha para o período  da pandemia de coronavírus.

“Quando analisamos o relatório do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 vemos que fizemos o certo não desmontando a estrutura quando os dados epidemiológicos do novo coronavírus estavam mais equilibrados. Só na última semana do mês passado (novembro), foram 1.021 consultas no anexo da UPA. No dia mais tranquilo, se assim podemos dizer, foram 93. O pico ocorreu em 27 de novembro, com 176 atendimentos”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Rezende.



A primeira semana de dezembro, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (4/12) pela Vigilância Epidemiológica, terminou com 73 novos casos positivos e 143 a mais na comparação com o dia 1º de dezembro. O coordenador do do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes, teme que se os resultados de novembro se seguirem em dezembro, Patos de Minas possa sair da onda verde do Minas Consciente.

Para o coordenador, a acentuação da curva de casos positivos da doença é consequência do relaxamento da população de forma geral. “É também resultado dos excessos cometidos no fim das eleições, mas não só nesse período. O cidadão perdeu o medo, reduziu a prevenção e, como já vem sendo alertado pela Epidemiologia, está inclusive levando o vírus para dentro de casa e contaminando familiares. Não nos esqueçamos de que já temos 87 mortes e muitas pessoas com sequelas, lutando para retomar a vida normal”, disse Célio Lopes.

Denúncias
A partir desta terça-feira (8/12), o canal para comunicação do descumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus será o aplicativo Patos Conectado. O aplicativo ganhou campo próprio para registrar essas denúncias, que serão visualizadas diretamente pela equipe de fiscalização.

Ao registrar a demanda na ferramenta, o usuário recebe um número de protocolo para acompanhar o atendimento relativo a ela. O número (34) 3822-9115 deixa de ser whatsapp, mas continua disponível para receber ligações das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

O Patos Conectado já é disponibilizado pela Prefeitura de Patos de Minas para o cidadão solicitar serviços do dia a dia da gestão pública. O uso da plataforma exige cadastramento do usuário, para criação de login e senha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)