(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora tem 10 mil casos de COVID-19 e bate recorde de hospitalização

Cidade voltou atrás e não vai avançar para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente


05/12/2020 11:24 - atualizado 05/12/2020 12:58

Abaixo assinado é contra o fechamento do comércio durante a pandemia(foto: divulgação)
Abaixo assinado é contra o fechamento do comércio durante a pandemia (foto: divulgação)
Em meio às discussões sobre Juiz de Fora regredir para Onda Vermelha, a cidade ultrapassa os 10 mil casos confirmados de COVID-19. Além disso, neste sábado (5/12), o número de pessoas internadas - por causa da doença - bate recorde de 348 hospitalizações.
Nesta semana, Juiz de Fora registrou números crescentes de casos de coronavírus e de mortes diárias. De acordo com painel gerencial da Prefeitura, hoje, a taxa de ocupação de UTI está em 81,76%. O número de casos confirmados é de 10.191 e 339 pessoas já morreram de COVID-19.
 

Impasse

Em reunião na noite de quinta-feira (3/12), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 aprovou o regresso para a Onda Vermelha - mais restritiva - do programa Minas Consciente do governo de Minas. O comitê é formado por representantes de associações, hospitais, prefeitura, defensoria pública, comércio, setores da segurança, universidade, bares, restaurantes e sindicatos.
 
Mas, em menos de 24 horas, comerciantes se mobilizaram nas redes sociais e reagiram contra o fechamento do comércio. 
 
Devido à pressão, na noite de sexta, uma reunião extraordinária decidiu por voltar atrás da decisão, e Juiz de Fora vai continuar na Onda Amarela. Porém, com restrições extras e o compromisso de realização de campanha em massa para conscientizar a população sobre os riscos da COVID-19 e respeitar os protocolos sanitários.
 
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio JF) Emerson Beloti, se o comércio fechar as portas novamente, vai ser uma "quebradeira''. Segundo ele, durante a pandemia, a cidade já perdeu quatro mil trabalhadores, e hoje são 40 mil empregados no comércio. Quanto aos empreendedores, Beloti explica que cerca de 200 empresários faliram.  
 
Mesmo com a decisão de não aderir à Onda Vermelha, nesta manhã de sábado (5), comerciantes realizaram protesto no Calçadão da Rua Halfeld, no Centro.
 
Protesto de comerciantes defende maior fiscalização para evitar aumento de casos e fechamento das portas(foto: divulgação)
Protesto de comerciantes defende maior fiscalização para evitar aumento de casos e fechamento das portas (foto: divulgação)

 
Além disso, eles fizeram um abaixo-assinado contra o fechamento do comércio, durante a pandemia. Eles defendem maior fiscalização dos órgãos oficiais e conscientização, para evitar aumento de casos. Ao mesmo tempo, defendem manter a economia girando para evitar o desemprego. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)