(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HIGIENIZAÇÃO

BH ganha mais cinco túneis de desinfecção contra coronavírus

Equipamentos serão inaugurados na terça-feira (6). O primeiro foi instalado em julho, na Estação Pampulha


02/10/2020 17:24 - atualizado 02/10/2020 17:42

Túneis atiram água ozonizada sobre os passageiros de ônibus(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Túneis atiram água ozonizada sobre os passageiros de ônibus (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Cinco novos túneis de desinfecção serão instalados em Belo Horizonte para higienização da população na luta contra o coronavírus.  A iniciativa é do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), BH Trans e Prefeitura de Belo Horizonte.
 
A inauguração será terça-feira, em coletiva na Estação Hiper Centro Carijós. Os novos equipamentos ficarão nas nas Estações Hiper Centro Carijós, Hiper Centro Rio de Janeiro, Barreiro, São Gabriel e Venda Nova. O primeiro foi instalado na Estação Pampulha em julho. 

“Atualmente estamos enfrentando a COVID-19 em um cenário promissor, com queda nas mortes e no número de novos infectados. Esperamos com mais está alternativa de higienização, contribuir para acelerar esse processo reduzindo ainda mais a curva de contágio”, explica o presidente do Transfácil, Ralison Guimarães. 

O investimento para a iniciativa será em torno de R$ 200 mil. A estrutura tem como objetivo atirar jatos de água ozonizada sobre os passageiros de ônibus.

Segundo nota técnica do Senai, o túnel de desinfecção em questão não utiliza produtos químicos e reduz possível transmissão para outras superfícies do ambiente por meio da emissão de uma névoa de água ozonizada. Desta forma, para não prejudicar as pessoas ao respirar o ozônio no formato de gás, o equipamento processa a solução do gás na água em um percentual muito abaixo do que poderia ser prejudicial ao ser humano e que é utilizado até mesmo para a desinfecção de água, tornando-a potável. 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)