(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUEDA DAS MORTES

Governo de Minas deixará de publicar boletim epidemiológico da COVID-19 aos domingos

Nova dinâmica foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral


02/10/2020 14:04 - atualizado 02/10/2020 14:14

Governo fala em queda de números de óbitos pela COVID para tomar a decisão(foto: Divulgação/Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo)
Governo fala em queda de números de óbitos pela COVID para tomar a decisão (foto: Divulgação/Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo)
O Governo de Minas não vai mais publicar o boletim epidemiológico do novo coronavírus aos domingos. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (2) por Carlos Eduardo Amaral, secretário de Estado de Saúde. Segundo o chefe da pasta, a decisão se dá por causa de uma queda do número de mortes em Minas Gerais.

“A partir deste fim de semana, não publicaremos mais o boletim epidemiológico. Temos notado há algumas semanas uma queda muito grande da atualização do sistema do Sivep-Gripe por conta dos municípios, com a queda do número de mortes. E isso para nós levou a uma orientação que evitemos a publicação no domingo, mantendo a regularidade normal da publicação durante a semana, inclusive ao sábado”, disse Carlos Eduardo, em entrevista coletiva.

Os informes epidemiológicos da COVID-19 são publicados diariamente pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, desde 9 de março deste ano, quando havia somente um caso suspeito e nenhuma morte pela doença. De lá para cá, foram 302.082 confirmações de infecção e 7.502 mortes em solo mineiro.

Apesar da não publicação dos boletins, os dados ainda estarão disponíveis. Segundo Carlos Eduardo Amaral, os números poderão ser encontrados em uma seção do próprio site da secretaria.

“Para aquelas pessoas que quiserem ter acesso aos dados no domingo, podemos acessar o site www.coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. Se vocês acessarem esse site, assim que acessar, aparece na imagem o painel de monitoramento de casos. E, caso entrem diretamente conforme orientei, vocês passam a ter acesso ao painel de monitoramento da COVID-19, e nesse painel temos a atualização diária. Então, mesmo no domingo, as pessoas que tiverem interesse em acompanhar os casos de coronavírus no estado poderão, então, acessar diretamente no site”, completou.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)