(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

COVID-19: Minas tem os menores índices de ocupação de leitos desde o início da pandemia

Apesar da melhora nos números, membros da Saúde estadual pediram atenção redobrada no comportamento durante o 'novo normal'


15/09/2020 13:13 - atualizado 15/09/2020 13:33

Leitos de UTI e de enfermaria em Minas estão próximos de 60% de ocupação(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Leitos de UTI e de enfermaria em Minas estão próximos de 60% de ocupação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Após seis meses de pandemia, Minas Gerais chegou aos menores índices de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os números estão próximos de 60%. Apesar disso, Carlos e o secretário adjunto, Marcelo Cabral, pediram atenção redobrada da sociedade no comportamento durante o ‘novo normal’ para que os indicadores se mantenham estáveis no estado.

De acordo com Carlos Eduardo Amaral, Minas apresenta uma taxa de ocupação em relação aos leitos de UTI na ordem de 62,36%. Isso corresponde a 2.411 vagas preenchidas, sendo 865 delas por pacientes com COVID-19. Já em relação aos leitos de enfermaria, 59,76% deles estão indisponíveis, com 1.521 pessoas internadas com suspeita de coronavírus.

“Esses dados para nós são muito importantes, pois são as menores taxas que tivemos desde o início da pandemia. Então, efetivamente, sugere que nós estamos com uma tendência a redução de casos no estado”, disse o secretário. 

Cuidados redobrados 

Apesar da melhora nos números, levando em conta a estabilização nos indicadores de novos casos e mortes relacionadas à COVID-19, Carlos Eduardo Amaral e Marcelo Cabral pediram atenção aos mineiros para o comportamento no cotidiano, redobrando os cuidados para evitar a transmissão da doença, mantendo os índices estáveis no estado.

“É de pouca valia produzirmos atos normativos, leis, se a sociedade não tiver um comportamento adequado para o controle da pandemia. É uma preocupação que o governo estadual e a Secretaria de Saúde têm. A retomada da economia e das atividades são muito importantes - não foi por outra razão que se produziu o programa Minas Consciente e outras deliberações -, mas, certamente, o comportamento da população pode interferir negativamente nos números da pandemia”, alertou Cabral.

Amaral completou dizendo que, quanto maior for os cuidados da sociedade, no sentido de se prevenir da doença, mais o estado irá progredir no Minas Consciente, programa elaborado para nortear prefeitos na reabertura de setores da economia.

“A sociedade tem que mostrar que aprendeu a se cuidar, que nós vamos andando a cada dia e nos cuidando mais, de forma que nós venhamos poder retornar as aulas nas escolas e, progressivamente, ir evoluindo nas ondas. Se isso for acontecendo, a vida de todo mundo poderá ficar melhor e com mais segurança no ponto de vista do controle da COVID-19”, concluiu.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)