(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH registra mais 17 mortes por COVID-19 e queda em indicadores

Prefeitura informa que todos os parâmetros usados para medir a gravidade da pandemia na cidade estão na fase mais controlada, a verde


14/09/2020 19:33 - atualizado 14/09/2020 19:48

 

Números mostram que a situação da pandemia da COVID-19 começa a ser controlada em BH(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Números mostram que a situação da pandemia da COVID-19 começa a ser controlada em BH (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

 

Belo Horizonte registrou 17 mortes por COVID-19 entre essa sexta-feira (11) e esta segunda (14). Portanto, o número de óbitos saltou para 1.121. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura.

 

De acordo com o documento, o número de casos é 37.801. Além das mortes, há 34.059 pacientes recuperados e 2.621 ainda com sintomas da infecção. Com isso, a PBH computou 678 diagnósticos entre os dois últimos levantamentos.

 

Quanto aos indicadores, o Executivo municipal informa que todos estão na chamada fase de controle, a verde. Houve queda nas taxas de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, bem como na velocidade de transmissão do novo coronavírus.

 

 

 

A ocupação das UTIs para a doença caiu de 46,4% para 43,9%. O comparativo é entre os balanços dessa sexta e desta segunda.

 

Já a taxa de uso das enfermarias despencou de 44,7% para 40,6%, informa a prefeitura.

 

Quando anunciou a nova flexibilização do comércio, que estendeu o expediente das lojas de rua e permitiu atividades coletivas nas academias, a prefeitura informou que começaria a desmobilizar leitos para COVID-19 na cidade.

 

Isso porque a demanda por esses equipamentos caiu, enquanto outras doenças continuam exigindo internação na cidade, segundo Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde.

 

Ainda assim, a PBH considera o número total de leitos disponíveis para a doença, inclusive os desmobilizados, para calcular a taxa de ocupação. A justificativa do governo é de que essas unidades podem voltar a atender vítimas da pandemia caso seja necessário.

 

Além dos leitos, o chamado fator RT também caiu: de 0,94 para 0,91. Esse indicador calcula a média de transmissão da COVID-19 por cada pessoa infectada.

 

Perfil das vítimas

 

Entre as pessoas que morreram vítimas da COVID-19 em Belo Horizonte, 618 são homens e 486 mulheres. A maioria dos óbitos, 81% (894), é formada por idosos. Outros 16,4% (181) tinham entre 40 e 59 anos; e 2,6% (29) entre 20 e 39 anos.

 

Quanto à cor, 49,9% das pessoas diagnosticadas com casos graves eram pardas, 25,4% brancas, 9,5% pretas e 1,1% amarelas. De acordo com a PBH, 14,7% não tem cor especificada ainda.

 

Além disso, 97,1% dos óbitos são de pessoas com fator de risco, segundo a prefeitura. São 32 mortes de pessoas sem comorbidades: 28 homens e quatro mulheres.

 

A idade, cardiopatia, diabetes, pneumopatia, obesidade, nefropatia e doenças neurológicas são as comorbidades mais comuns.

 

No levantamento por regionais, a Nordeste é aquela com o maior número de mortes: 139, uma a mais que Oeste. Na sequência, aparecem Venda Nova (136), Noroeste (135), Barreiro (123), Leste (118), Norte (107), Centro-Sul (107) e Pampulha (101).

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)