Publicidade

Estado de Minas DESABAFO

Viçosa adere ao Minas Consciente e migra para onda verde

Prefeito diz não mais aguentar a pressão e decide liberar economia


10/09/2020 21:21 - atualizado 10/09/2020 21:46

Os bares, cinemas e clubes, antes fechados em Viçosa, agora poderão ser reabertos.(foto: Tulio Santos/EM/DA Press)
Os bares, cinemas e clubes, antes fechados em Viçosa, agora poderão ser reabertos. (foto: Tulio Santos/EM/DA Press)
Viçosa, na Zona da Mata mineira, decidiu, nesta quinta-feira (10) aderir ao Programa Minas Consciente, do governo do estado, passando para a onda verde, fase mais permissiva do plano estadual. O Minas Consciente prevê, conforme parâmetros de acompanhamento da COVID-19 nos municípios e capacidade de atendimento aos doentes, quais atividades econômicas devem ser liberadas. Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito Ângelo Chequer fez um desabafo público. "Confesso a vocês, estou cansado e vamos perder essa luta (contra o novo coronavírus), por teimosia”, disse.



Ele se referia aos vários setores da classe empresarial que pressionam a administração municipal para o fim do isolamento social como forma de prevenção à COVID-19 e maior liberação da economia. “A pressão é muito forte sobre o comitê especial da doença que criamos, sobre a Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, temo até mesmo pela nossa integridade física”, lamentou Chequer.

Programas como o rodízio de CPF, pelo qual os moradores da cidade têm dias certos para se dirigirem às compras, no comércio local e às barreiras sanitárias ficam extintos. Clubes, bares e cinemas, que permaneciam fechados, vão ser abertos, com a adesão ao Minas Consciente e consequente migração para a onda verde do plano, conforme orientado pelo estado.
 
“As pessoas não conseguem entender que dependemos economicamente dos estudantes e que as aulas não vão voltar. Houve um declínio de apenas 5% nas notas fiscais emitidas em Viçosa e, em contrapartida, somos a cidade com os melhores índices de enfrentamento à COVID-19 na Região Sudeste e a segunda melhor do Brasil. Só que, agora, não interessa mais quantas vidas foram poupadas. Então, não reclamem se nossa estrutura de saúde não suportar”, alertou.

Balanço

De acordo com o último balanço, houve dois novos casos da COVID-19 confirmados em Viçosa, nesta quinta-feira (10). Uma mulher de 57 anos testou positivo em laboratório particular. Ela não apresentou sintomas. O segundo caso trata-se de um homem de 73 anos, que apresentou dor no corpo, cansaço e perda do apetite. O teste PCR foi feito no laboratório da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Com essas ocorrências, o município registra 315 casos positivos. São 29 pessoas em isolamento domiciliar, uma internada em leito clínico, dois óbitos e 283 curados. Nos hospitais, dois leitos clínicos estão ocupados com um paciente de Viçosa com diagnóstico positivo e um de Cajuri. Um paciente de Porto Firme está internado em UTI.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade