(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IDOSO DE 91 ANOS

COVID-19: Santana da Vargem confirma primeira morte depois de regredir para onda vermelha

Morte foi divulgada nesta segunda-feira (31); somente serviços essenciais podem funcionar pelos próximos 15 dias


31/08/2020 19:33 - atualizado 31/08/2020 20:07

Santana da Vargem confirma primeira morte por COVID-19(foto: Equipe Positiva )
Santana da Vargem confirma primeira morte por COVID-19 (foto: Equipe Positiva )
A Prefeitura de Santana da Vargem, no Sul de Minas, confirmou a primeira morte por COVID-19 nesta segunda-feira (31). Segundo a prefeitura, a vítima é um idoso de 91 anos, que estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI), no Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas.

Santana da Vargem tem pouco mais de 7 mil habitantes e de acordo com o último boletim municipal, segue com 28 casos confirmados do novo coronavírus. No último fim de semana, a prefeitura decidiu regredir para a onda vermelha do Plano Minas Consciente, do governo estadual. O novo decreto, que tem validade de 15 dias, já começou a valer.

 

De acordo a prefeitura, a decisão aconteceu depois que a cidade registrou um aumento de 200% nos casos do novo coronavírus. “Ficamos cinco meses com apenas oito casos. O município estava controlado. O problema é pontual. Saltamos para 24 casos em menos de 10 dias”, alerta.

 

Cidade tem barreira para orientar quem entra no município pela BR-265(foto: Equipe Positiva )
Cidade tem barreira para orientar quem entra no município pela BR-265 (foto: Equipe Positiva )
Somente os serviços essenciais estão liberados para funcionar. Além disso, a cidade segue com barreiras para orientar quem entra no município pela BR-265. “Os demais acessos foram bloqueados. Também há multa no valor de R$ 80 para quem não usar máscara. E toque de recolher a partir das 21h. Percebemos um relaxamento da população com o uso de máscaras e festinhas particulares”, afirma o secretário de Saúde, Hermógenes Vaneli.

 

A prefeitura interditou as praças públicas e as quadras esportivas(foto: Equipe Positiva )
A prefeitura interditou as praças públicas e as quadras esportivas (foto: Equipe Positiva )
As praças públicas e as quadras esportivas também foram interditadas. “O combate ao novo coronavírus depende da conscientização dos moradores”, completa.

  

A nova medida visa controlar o aumento dos casos da doença. “Na última semana, vivemos um caos. Registramos esse aumento depois de uma reunião particular, que só tivemos conhecimento depois que aconteceu”, ressalta.

 

Ainda segundo a prefeitura, a mudança foi uma decisão do município. “Nossa microrregião continua na onda amarela, mas decidimos ter cautela e prevenir, pois não temos hospital na cidade. Medidas mais enérgicas estão sendo tomadas para a situação não piorar. Mas o novo decreto pode ser interrompido antes do prazo ou prorrogado. Vai depender da situação”, finaliza.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)