(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ODILON BEHRENS

Técnico de enfermagem que trabalhava em UPA de BH morre de COVID-19, diz sindicato

Secretaria Municipal de Saúde ainda apura o motivo da morte; se confirmado, José Célio da Silva pode ser o segundo profissional de saúde da prefeitura a morrer pelo coronavírus


08/08/2020 15:05 - atualizado 08/08/2020 15:31

 José Célio da Silva, que trabalhava na farmácia da UPA do Hospital Odilon Behrens, morreu aos 54 anos(foto: Sindibel/Divulgação)
José Célio da Silva, que trabalhava na farmácia da UPA do Hospital Odilon Behrens, morreu aos 54 anos (foto: Sindibel/Divulgação)

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) publicou neste sábado (8), uma nota de falecimento do técnico de enfermagem José Célio da Silva, que morreu aos 54 anos. Segundo o sindicato, ele é o segundo profissional de saúde da prefeitura que morreu por COVID-19. A prefeitura diz que a causa ainda está sendo apurada.

De acordo com o texto, José Célio trabalhava na farmácia da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Hospital Odilon Behrens (HOB), na Região Nordeste da capital. 

“Célio é o 2º profissional de saúde da PBH a perder a vida por conta da doença, junto a Gerônimo Batista, da UPA Barreiro, e o primeiro do HOB. Ao todo, em Belo Horizonte, já são cinco profissionais da enfermagem mortos pela doença”, informou o Sindibel.

O sindicato vai promover uma homenagem à vítima na próxima segunda-feira (10) às 11h, na porta do Hospital Odilon Behrens e pede que, na ocasião, todos os profissionais dos serviços de saúde do SUS-BH façam 1 minuto de silêncio em seus locais de trabalho.

“Lembramos que estes profissionais da enfermagem estão na linha de frente no combate ao coronavírus e colocam as próprias vidas em risco para cuidar da saúde da população em meio à pandemia. Eles são vítimas não só da COVID-19, mas do descaso do poder público. São estes trabalhadores, tão essenciais à vida, que recebem baixos salários, jornadas excessivas de trabalho, um adicional de insalubridade irrisório, restrições de EPI's e falta de proteção e valorização”, diz o texto.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que o técnico de enfermagem atuava na farmácia da UPA HOB, no entanto, informou que ele não teve contato direto com a área destinada ao atendimento a pacientes COVID-19. "A causa do óbito ainda é apurada. Os trabalhadores sintomáticos e assintomáticos com contato domiciliar confirmado para COVID-19, são afastados e submetidos a exame para detecção do novo coronavírus."

Uma nota de pesar assinada pelo superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Danilo Borges Matias, foi publicada nesse sábado (8).

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)