Publicidade

Estado de Minas CAPACIDADE ESGOTADA

Sem espaço, Prefeitura de Capim Branco faz obra emergencial para ampliar cemitério

Intervenção vai propiciar a criação de 260 jazigos e os trabalhos de expansão devem ser finalizados em até dois meses


07/08/2020 14:05 - atualizado 07/08/2020 14:31

(foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Capim Branco)
(foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Capim Branco)

Apesar de Capim Branco, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ter apenas 28 casos confirmados de COVID-19, a prefeitura decidiu realizar uma obra emergencial para ampliar a estrutura do Cemitério Municipal. Segundo a administração municipal, mesmo com uma morte causada pelo coronavírus confirmada no último dia 4, o cemitério já estava com sua capacidade esgotada para sepultamentos.

“Essa obra é de suma importância para a população, pois o cemitério local encontra-se sem espaço para novos sepultamentos. A obra trará mais conforto e respeito às pessoas que perderem seus entes queridos”, informou a prefeitura por nota.

Embora o valor da obra não tenha sido divulgado, a expansão inclui a aquisição de 260 jazigos pré-moldados, além da construção de muro e de uma nova entrada, uma vez que a ampliação está sendo realizada na frente do terreno do cemitério.

O início emergencial das intervenções pegou os vizinhos de surpresa na última segunda-feira. A movimentação de máquinas na Rua José Dias da Silva deixou os moradores insatisfeitos, que acionaram a Câmara dos Vereadores para averiguar a obra.

“Viemos verificar com os moradores, que nos ligaram desesperados ao verem a obra sendo iniciada. Fui à prefeitura, consegui o projeto, mas não vi o estudo de impacto de vizinhança. No projeto, consta que será construído um muro e colocadas grades, mas não somos favoráveis à colocação de grades por conta da poluição visual, já que não se trata de um cemitério parque. É uma obra necessária, mas a forma que está sendo iniciada não agrada”, afirmou o vereador Fábio de Oliveira (PSB), em entrevista na última terça-feira ao portal Por Dentro de Tudo.

A prefeitura informou que, como a obra está sendo realizada em caráter emergencial, não houve aviso prévio do seu início, mas que todo o acompanhamento da obra está sendo realizado e divulgado nas suas redes sociais. A secretária de Administração, Valéria Alves, ressaltou que a prefeitura “estuda possibilidades para a possível construção de um novo cemitério. Porém, o principal empecilho é que hoje o Município não possui nenhum terreno adequado (com possibilidade de autorização ambiental) e os que poderiam ser usados foram vendidos ou doados em gestões anteriores”.

As intervenções, segundo a administração pública, devem ser finalizadas em dois meses. De acordo com o último boletim epidemiológico, ate%u0301 o momento 278 casos foram notificados como suspeitos em Capim Branco. Destes, 28 casos foram confirmados, tendo 24 já recuperados, além de uma morte. 


O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade