(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

Saiba como vão funcionar hotéis e salões de beleza no novo Minas Consciente

Mais de sete milhões de mineiros, em 391 municípios, estão contemplados no plano de reabertura da economia idealizado pelo governo do estado


03/08/2020 11:31 - atualizado 03/08/2020 12:49

Salões de beleza devem seguir regras específicas em municípios aderidos ao Minas Consciente(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Salões de beleza devem seguir regras específicas em municípios aderidos ao Minas Consciente (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Relançado na última quarta-feira (29), com novidades, o programa Minas Consciente - criado pelo governo de Minas para nortear municípios na reabertura da economia - conta com um planejamento adequado à realidade das cidades, inclusive com regras específicas para aquelas com menos de 30 mil habitantes. O protocolo chama a atenção, em especial, para dois segmentos do comércio: hoteleiro e de beleza.

No novo documento, o setor hoteleiro, incluindo hospedagem em geral e dormitórios de empresas, terá que dividir os hóspedes em quatro faixas: os pertencentes aos grupos de risco; profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato com infectados pela COVID-19; clientes com suspeita ou diagnóstico positivo para o coronavírus; demais hóspedes.

Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética deverão atender a clientela somente com horário agendado, com um intervalo de 30 minutos entre elas, para que o mobiliário, equipamentos e mãos dos funcionários possam ser higienizados. Pessoas do grupo de risco, no entanto, ficam impedidas de entrar. Álcool em gel 70% devem ser disponibilizados.

O novo programa é composto por três ondas. Na primeira fase, vermelha, podem funcionar somente os serviços essenciais. No nível intermediário, amarelo, atividades tidas como não essenciais são autorizadas a retornar, como salões de beleza, clínicas de estética, barbearias, entre outros. O último estágio, verde, compreende setores ausentes da primeira versão do plano.

Ao todo, 391 municípios já aderiram ao Minas Consciente. Com isso, 7.746.336 habitantes do estado estão sendo contemplados no programa.

Indicadores 


O Minas Consciente será norteado por um protocolo único. Para determinar os níveis atribuídos aos municípios, uma série de critérios será levada em conta. Os indicadores municipais, analisados semanalmente pelo comitê de enfrentamento à infecção, são:
  • taxa de incidência do coronavírus 
  • taxa de ocupação geral de leitos 
  • taxa de ocupação dos leitos destinados aos infectados 
  • leitos por 100 mil habitantes 
  • índice de transmissão da doença (Rt) 
  • percentual do aumento de incidência da doença 
  • quantidade de testes positivos

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)