(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

Após consulta pública, governo anuncia data para lançamento do novo Minas Consciente

Opiniões de todos os setores da sociedade mineira foram colhidas até essa quarta-feira. Sugestões passarão por análise e novas medidas serão incorporadas pelo estado


23/07/2020 13:27 - atualizado 23/07/2020 14:16

Fernando Passalio afirmou que no dia 29 de julho um novo plano do Minas Consciente será anunciado(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Fernando Passalio afirmou que no dia 29 de julho um novo plano do Minas Consciente será anunciado (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
O governo de Minas deve anunciar, em 29 de julho, uma nova versão do plano Minas Consciente, criado para auxiliar municípios na reabertura gradual da economia. A reformulação no programa será feita após consulta pública aberta pelo estado, que terminou nessa quarta com centenas de sugestões de todos os setores da sociedade mineira. 

De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, atualmente há 254 municípios seguindo o Minas Consciente. Mas não há uma meta para angariar mais cidades, uma vez que o Ministério Público solicitou ao Tribunal de Justiça que as localidades que optarem pela abertura das atividades econômicas devem aderir ao plano, previsto na Deliberação n.º 39, do Comitê Extraordinário COVID-19. Caso decidam pela não adesão, os prefeitos devem seguir a Deliberação n.º 17, com regras mais rígidas.

“Foi aberta uma consulta pública que se encerrou ontem, às 23h59, e nós recebemos de centenas e centenas de sugestões de melhorias. Toda a sociedade mineira representada nas sugestões que recebemos. Faremos análise de todas elas e vamos comunicar no próximo dia 29 o novo plano de Minas Consciente, mas sem perder sua essência e sem perder os critérios e sua dinâmica de sucesso que se comprovou durante a pandemia”, disse Passalio.

Ao todo, 6,3 milhões de mineiros estão sendo atendidos pelo Minas Consciente. A partir do próximo sábado, a macrorregião Triângulo do Sul, liderada por Uberaba, avançará para a onda branca. Os 27 municípios, além dos serviços essenciais, contarão com a reabertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos, entre outros. Já a Leste do Sul irá para a onda amarela, que permite a retomada do funcionamento de lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.

“Estamos em revisão já há um bom tempo. As secretarias avaliaram as principais dificuldades e limitações do primeiro plano do Minas Consciente. Agora, com o final da consulta pública, vai nos permitir trazer uma nova versão do Minas Consciente, que nós entendemos que será uma versão mais adaptada e qualificada. Provavelmente, mais duradoura, uma vez que a epidemia deve estar entre nós por muito tempo”, destacou o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Veja como estão as macrorregiões


Onda Verde - Centro, Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Oeste, Triângulo-Norte e Vale do Aço;

Onda Branca - Centro-Sul, Sudeste, Noroeste e Triângulo-Sul;

Onda Amarela - Norte, Sul e Leste do Sul
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)