(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REABERTURA DO COMÉRCIO

Prefeitura rebate lojistas e defende medidas restritivas enquanto não existir vacina

Representantes da CDL/BH e da Abrasel voltaram a criticar condução do prefeito Alexandre Kalil na gestão da retomada das atividades


16/07/2020 17:55 - atualizado 17/07/2020 13:53

CDL e Abrasel criticam forma em que Alexandre Kalil (PSD) tem conduzido a pandemia(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
CDL e Abrasel criticam forma em que Alexandre Kalil (PSD) tem conduzido a pandemia (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) respondeu à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) após as entidades voltarem a fazer duras críticas à condução do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na gestão da retomada das atividades.


O texto diz que a pandemia “se expande de forma exponencial” e não há recursos humanos e materiais suficientes para atender pacientes caso o número de infectados cresça de forma descontrolada em Belo Horizonte, que tem 2,5 milhões de habitantes.

De acordo com a prefeitura, um parâmetro que tem se utilizado pelo mundo é: 20% dos contaminados precisarão de internação e ¼ destes precisarão de UTI. Isso quer dizer que, se a capital tiver 2% da cidade contaminada ao mesmo tempo, haveria uma demanda de 10 mil leitos de enfermaria e de 2,5 mil leitos de UTI.

“Muita gente morreria sem acesso à atenção à saúde. Isso sem falar de todas as demais causas de internação que normalmente já ocupam grande parte dos nossos hospitais”, diz a nota.

Falta de diálogo

As entidades não foram convidadas para participarem do encontro da prefeitura com lojistas dessa quarta (15). Após isso, os representantes da CDL e Abrasel alegaram “falta de diálogo” e cobraram “planejamento sólido” e abertura de novos leitos durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta (16).

A prefeitura debate as afirmações e sustenta que as propostas com os protocolos de funcionamento “foram construídas a partir do diálogo constante e das sugestões enviadas por cada segmento, ajustados de acordo com critérios apontados pela Vigilância Sanitária e pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19, em complementação aos protocolos já vigentes (Portaria SMSA/SUS-BH 0194/2020)”, diz a nota.

Ainda assim, a PBH informou que, caso haja divergências nessas diretrizes, os setores organizados podem reunir as avaliações e enviar à prefeitura para análises de possíveis ajustes e aperfeiçoamentos.

Falta de leitos

Em relação à assistência à saúde, a prefeitura informa que disponibilizou, em julho, 333 leitos destinados aos casos de COVID-19 na Rede SUS-BH – 59 leitos UTIs e 274 leitos de enfermarias.

“Desde o início da pandemia, em março, a ampliação de leitos Covid já foi de mais de 520%, com abertura e remanejamentos”, afirma. Ainda segundo a nota, o SUS-BH conta hoje com 1.462 leitos COVID, somando enfermaria (1.072) e UTI (390). Em março, eram 234: 101 de UTI e 133 de enfermaria.

Reabertura do comércio

A prefeitura reafirmou que acompanha os indicadores que vão determinar se o comércio pode ou não reabrir.

“Quanto às previsões de reabertura, a Prefeitura continuará acompanhando diariamente os indicadores epidemiológicos (índice de transmissão e ocupação de leitos) e, somente quando os números estiverem estáveis, vai propor a retomada.”

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)