(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Levantamento

Pais de alunos de escolas particulares não querem volta das aulas presenciais

Pesquisa aponta que maioria prioriza os protocolos de saúde para garantir segurança na retomada das atividades


16/07/2020 17:43 - atualizado 16/07/2020 18:05

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Mais da metade dos pais de alunos de escolas particulares não quer o retorno das aulas presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus. Pesquisa encomendada pelo grupo União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte indica que 51,6% dos entrevistados não querem que os filhos voltem para a escola. 

 

Enquanto isso, 26,3% querem que as aulas presenciais retornem e 21,8% consideram essa possibilidade. A maioria (59,6%) dos pais e responsáveis imagina que as aulas presenciais vão voltar em setembro. Enquanto 40,4% veem isso acontecer somente em 2021. 

 
O levantamento foi feito com 14.307 responsáveis por estudantes de 407 escolas de todo o país, entre os dias 22 e 29 de junho, pela empresa Explora – Pesquisas, Métricas e Inferências Educacionais. 

A pesquisa questionou os entrevistados sobre quais variáveis dão mais segurança no processo de retomada das aulas. Para mais de 90% dos responsáveis, os protocolos sanitários – como distanciamento e uso de máscaras – têm prioridade alta ou média. As decisões e diretrizes estabelecidas pelos governos têm o mesmo nível de prioridade para 70% dos entrevistados. 
  
Segundo um dos coordenadores da pesquisa, Tadeu da Ponte, está claro que os pais e responsáveis buscam normas sanitárias bem definidas para o retorno das aulas presenciais. “Quanto melhor as instituições de ensino se prepararem e se comunicarem com as famílias, mais clara esses pais e responsáveis terão formada a opinião da retomada”, analisa. 
 
O levantamento também colheu as opiniões dos pais e responsáveis sobre o regime de ensino remoto. Em uma escala de 0 a 10, na média entre os ensinos infantil, fundamental e médio, os responsáveis deram a nota 7,33 para o sistema. A maior parte (44,2%) dos entrevistados pensa que as aulas remotas deveriam ser mescladas com as presenciais. Já 31,3% preferem que todas as aulas continuem à distância, enquanto 24,7% afirmam que o sistema presencial deveria voltar completamente. 
 
Outro coordenador da pesquisa, Christian Coelho, avalia que a boa avaliação do regime remoto por parte da maioria dos responsáveis não deve continuar por muito tempo. Segundo ele, assim que houver uma vacina ou tratamento comprovados para a COVID-19, a opinião vai mudar. “Escola é convívio, é troca, e os pais sabem disso: é espaço de prática não apenas pedagógica, mas também social”, afirma. 
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)