(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Bares e restaurantes de Montes Claros reabrem nesta quinta: confira as regras

Quantidade de mesas será reduzida para evitar risco de contaminação pela COVID-19, entre outras medidas; shopping também voltará a funcionar


postado em 17/06/2020 18:55 / atualizado em 17/06/2020 19:45

Bar Cactus, no Bairro São Luiz, que tinha 60 mesas antes da pandemia, reabrirá com 27(foto: César Souto/Divulgação)
Bar Cactus, no Bairro São Luiz, que tinha 60 mesas antes da pandemia, reabrirá com 27 (foto: César Souto/Divulgação)
Depois de quase três meses fechados por causa das medidas de isolamento social contra a transmissão do novo coronavírus, bares e restaurantes serão reabertos nesta quinta-feira (18) em Montes Claros, no Norte de Minas. O município implanta a quarta etapa do plano de flexibilização das atividades econômicas.


Na “Fase 4” também serão liberadas as atividades de shoppings centers, galerias, academias e salões de beleza, que deverão cumprir uma série de medidas restritivas para impedir a propagação do vírus.

O prefeito da cidade, Humberto Souto (Cidadania), alerta que a prefeitura vai aumentar a fiscalização e se os comerciantes e donos de academias estabelecimentos não cumprirem as medidas e, se houver crescimento na contaminação da COVID-19, a prefeitura vai fechar os estabelecimentos novamente.

Até esta quarta-feira (17), Montes Claros tinha registrados 160 casos da doença, com três mortes confirmadas. O prefeito pediu o apoio da população e dos comerciantes para manter o “controle epidemiológico” do novo coronavírus.

Os bares e restaurantes de Montes Claros foram fechados em 20 de março, logo depois da chegada da pandemia ao Brasil.

Os donos dos estabelecimentos deverão seguir várias medidas. A disposição das mesas e os clientes deverão obedecer a uma distância mínima, o que resultará na redução da capacidade dos bares e restaurantes. Alem disso, somente pessoas do mesmo grupo familiar poderão se reunir na mesma mesa.

Os fregueses apenas poderão entrar nos estabelecimentos usando máscaras, também obrigatórias para os funcionários.

Além disso, o funcionamento foi reduzido: de domingo à quinta-feira, das 8h às 22h; às sextas e aos sábados, das 8h às 23h.

Álcool em gel é instalado no Bar Mapa de Minas e fregueses serão orientados a usá-lo (foto: Tancredo Júnior/Divulgação )
Álcool em gel é instalado no Bar Mapa de Minas e fregueses serão orientados a usá-lo (foto: Tancredo Júnior/Divulgação )
O atendimento às novas medidas de segurança levaram os bares a adotarem algumas inovações. O Mapa de Minas, na Avenida Sanitária, Centro da cidade, implantou o cardápio eletrônico.

Tancredo Macedo Junior, o Dui, dono do estabelecimento, diz que em cada mesa terá um QR Code, que será acessado pelo cliente por meio do telefone celular e no qual será lido o cardápio. “Assim, não haverá a passagem do cardápio impresso de mão em mão, garantindo a segurança das pessoas”, afirma Macedo.

O comerciante disse que, por causa do distanciamento, a quantidade de mesas em seu bar foi reduzida em quase 70% – passou de 74 para 26.

Nesta quarta-feira (17), os funcionários passaram por um treinamento para se adequarem às regras.

César Souto, dono do Cactus, bar localizado no Bairro São Luiz, área de classe média/alta da cidade, também assegura que adotou todas as medidas exigidas para a reabertura.

Ele disse ter reduzido o número de mesas de 60 para 27. Cada uma delas poderá receber quatro pessoas, e será resguardada a distância mínima de dois metros entre elas.

“Cada cliente que chegar, primeiramente, deverá fazer a higienização com álcool em gel, entregue pelo garçom”, informa Souto.

Em outro ponto, no Bar dos Amigos, no Bairro Morada do Sol, o proprietário, Thiago Meira, afima que os clientes vão ser alertados sobre os cuidados preventivos contra o novo coronavirus logo ao chegarem.

Na entrada do bar será instalado um totem com folhetos informativos sobre as medidas. “Também haverá um funcionário para orientar as pessoas a entrarem de maneira gradual, sem correr riscos”, explica Meira.

O bar também recorreu às redes sociais para divulgar as medidas e cuidados preventivos contra a transmissão do vírus.


Medidas em shopping


O Montes Claros Shopping Center, por meio de nota, informou que, atendendo a decreto municipal, será feita a medição de temperatura corporal de todos os trabalhadores do centro de compras, onde também será obrigatório o uso de máscaras.

A entrada das pessoas será controlada.

A administração do shopping informou ainda que distribuiu uma cartilha para os lojistas, com sugestões sobre as medidas de proteção como higienização de provadores, distância mínima entre os caixas, cuidados com aglomerações e a disponibilidade de álcool em gel para uso dos clientes.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)