(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Com subnotificação alta, Minas ultrapassa 100 mortes pela COVID-19

Foram registradas mais duas mortes em BH, que passa para 25 óbitos, três em Juiz de Fora, além de Uberlândia, Toledo, Bueno Brandão e Extrema


postado em 07/05/2020 09:10 / atualizado em 07/05/2020 11:23

(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)

 

Minas Gerais passou de 97 para 106 mortes nas últimas 24 horas, entrando na casa das centenas de óbitos pela COVID-19. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, foi um aumento de nove óbitos no Estado em relação ao boletim de quarta (6). Agora são 2.770 casos confirmados da doença. O número de casos suspeitos segue alto, são  94.124.

 

 

Foram registradas duas mortes em Belo Horizonte, que passa de 23 para 25 óbitos, três mortes em Juiz de Fora, que passa de seis para nove óbitos. Mortes também foram confirmadas em Uberlândia, Toledo, Bueno Brandão e Extrema. Dos 2.770 casos confirmados da doença no Estado, 890 são na capital, 235 em Juiz de Fora e 190 em Uberlândia.

 

Já são 204 municípios mineiros que tiveram confirmação da doença e 50 deles registraram mortes. A doença avança pelo interior de Minas, com registro de primeiros casos nos municípios de Alpinópolis, Alto Rio Doce, Bela Vista de Minas, Carandaí, Couto de Magalhães de Minas, Elói Mendes, Ilicínea, Itaú de Minas, Mar de Espanha, São Francisco do Glória, São João do Paraíso e Tabuleiro.

 

 

 

PACIENTE DA COVID-19 EM MG

 

O número de mulheres contaminadas (1.346) segue maior do que o número de homens (1.318). A maior taxa de contágio está na faixa etária dos 20 aos 59 anos, 78%. O número de idosos acometidos pela doença é de 474. Na faixa acima dos 60 anos, concentra a maior parte das mortes, 80%. Já morreram no Estado pela doença 85 idosos, 18 pessoas com idades entre 40 e 59 anos e três na faixa etária de 20 a 39 anos.

 

 

 

O boletim mostra um aumento de 513% nas mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Na 18 semana epidemiológica, de acordo com a SES, 501 pessoas morreram em função da síndrome. 

 

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)