Região de BH está sob risco alto de desabamento
Defesa Civil faz alguns alertas para que os moradores fiquem atentos a sinais de risco de deslizamentos
compartilhe
SIGA
As fortes chuvas registradas na noite dessa segunda-feira (8/12), somadas à previsão de novos temporais para os próximos dias, colocou a Região Nordeste de Belo Horizonte em risco geológico forte, isto é, com alto risco de desabamentos e deslizamentos, pelo menos até quinta-feira (11/12).
A Região Nordeste registrou 71,6 milímetros (mm) de chuva entre domingo (7/12) e segunda-feira (8/12), segundo balanço divulgado pela Defesa Civil da capital, somando quase metade da média esperada para o mês em apenas nove dias – 165,8 mm – já que a média climatológica do mês para o município é de 339,1 mm, número alto comparado aos outros meses do ano.
Leia Mais
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma taxa de chuva de 1 milímetro por minuto equivale a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado. Portanto, se chover 20 mm, isso significa que, em cada metro quadrado, caíram 20 litros de água.
- Período chuvoso: BH retoma encontros de grupo gestor de riscos
- Chuva de granizo atinge o Sul de Minas e moradores registram estragos
De acordo com a Defesa Civil, é essencial que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo e aos sinais que podem indicar risco de deslizamentos, quedas de muros e desabamentos.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trincas nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Poste ou árvores inclinando
- Muros e paredes estufados
- Estalos na estrutura
- Se algum desses sinais for identificado, a pessoa deve sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199) ou, em caso de emergências, para o Corpo de Bombeiros (193).
Recomendações de segurança
- Não faça cortes altos ou inclinados em barrancos
- Instale calhas no telhado
- Conserte vazamentos em caixas-d’água e reservatórios
- Não descarte lixo ou entulho em encostas
- Não despeje esgoto no barranco
- Evite queimadas
Previsão do tempo
O mês de dezembro tem previsão de chuvas acima da média em Belo Horizonte. Depois de uma breve trégua nas precipitações, a capital voltou a ter tempo instável nessa segunda e a condição permanece nesta terça-feira (9/12), conforme a previsão meteorológica.
De acordo com a Defesa Civil de BH, o dia é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, com máxima de 27°C e umidade relativa mínima do ar em torno de 60%.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A temperatura mínima registrada foi de 16,8 °C, às 5h, na estação Cercadinho, na Região Oeste, com sensação térmica de 15,7°C. Já a estação Mangabeiras, na Região Centro-Sul, marcou 17°C, às 5h45.