TRAGÉDIA

Van envolvida em acidente com 9 mortos na BR-251 estava irregular, diz ANTT

Órgão confirmou que veículo, que seguia do Triângulo Mineiro para o Ceará, não possui cadastro para transporte interestadual de passageiros

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A van envolvida no grave acidente ocorrido na perigosa BR-251, no município de Grão Mogol, no Norte de Minas, na noite de terça-feira (13/05), resultando em nove mortos e 10 feridos, fazia o transporte irregular de passageiros. A informação foi apurada pelo Estado de Minas junto à Agência  Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O veículo, que bateu em uma carreta no km 446 da rodovia, perto do distrito de Barrocão, levava trabalhadores e seus familiares do Triângulo Mineiro em direção a Juazeiro do Norte (CE).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os trabalhadores que viajavam no veículo estavam atuando em colheitas de frutas e verduras no Triângulo Mineiro, na divisa com Goiás, em cidades como Araguari e Prata (em Minas) e também em municípios do estado vizinho, como Catalão.

Sem cadastro

De acordo com a ANTT, o veículo não possui cadastro junto ao órgão para o transporte de passageiros de um estado para outro.

"A ANTT confirma que a van não possui cadastro na Agência para transporte interestadual de passageiros. A ANTT está acompanhando o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações sobre as causas do acidente”, informou o órgão ao Estado de Minas.

Investigação da Polícia Civil

Também por meio de nota, a Polícia Civil (PC) de Minas Gerais informou que foi realizada perícia técnica no local do acidente e que “o laudo pericial será concluído e encaminhado às autoridades competentes no prazo de até 30 dias.

A Polícia Civil revelou que os corpos dos nove mortos no acidente ocorrido na BR-251 foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Montes Claros para exames de necropsia e identificação.

No início da tarde desta quarta-feira (14/05), a reportagem do Estado de Minas esteve no IML de Montes Claros, onde o médico legista informou que foi feita a identificação dos corpos no procedimento de necropsia.

Mas a liberação dos corpos ficou sujeita ao trâmite burocrático e reconhecimento das vitimas pelos familiares, processo conduzido pela Polícia Civil.

Como foi o acidente

A colisão entre a van e a carreta na BR-251 ocorreu por volta das 21h30 de terça-feira (13/05). Chovia na hora no local.

A Polícia Rodoviária Federal vai apurar a dinâmica e as causas do acidente. Mas, de acordo com uma fonte da PRF, as informações apuradas até então, apontam que o motorista da carreta, que seguia no sentido Salinas/Francisco Sá, numa descida, perdeu o controle da direção do veículo de carga, que estava vazio, e fez um L na pista. Na sequência, houve a batida frontal da carreta com a van.

Já o Corpo de Bombeiros informou que, com o forte impacto da batida, a van foi jogada para a lateral da pista, ficando suspensa em um barranco com cinco metros de altura e com os corpos das vítimas presos às ferragens.

Os militares tiveram que fazer o trabalho de estabilização do veículo para a retirada das vítimas.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a van viajava com 17 ocupantes, dos quais nove morreram (entre eles uma criança) e oito ficaram feridos. Dois ocupantes da carreta também tiveram ferimentos.

As vítimas com ferimentos foram levadas para o Hospital Municipal de Francisco Sá e para a Santa Casa de Montes Claros.

Lideranças lutam por duplicação

A BR-251, onde ocorreu a tragédia, é uma das rodovias mais perigosas de Minas Gerais e se encontra em processo de concessão para a iniciativa privada, conduzido pela própria ANTT, que prevê melhorias no trecho. 

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Lideranças do Norte de Minas iniciaram movimento exigindo mudanças no projeto, já que no processo está prevista a duplicação de apenas 24 quilômetros da estrada e elas pleiteiam a duplicação de todo o trajeto da BR-251 (30km) ou de pelo menos nos trechos mais perigosos.

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