
Documento preliminar indica causa rompimento da barragem da Lagoa do Nado
Acidente ocorreu no mês passado, quando a barragem não suportou a pressão gerada pelas chuvas intensas em Belo Horizonte
Mais lidas
compartilhe
Siga noO motivo do rompimento da barragem do Parque Lagoa do Nado, localizada no bairro Itapoã, na Região Norte, em 13 de novembro, foi a redução da capacidade de vazão da água, segundo relatório preliminar. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o documento técnico foi elaborado por uma comissão especial da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi).
A redução da capacidade de vazão teria sido causada pela instalação de um dispositivo para controle do nível de água. A medida e as fortes chuvas registradas no dia do acidente, fizeram com que a barragem, que é de terra, não suportasse o volume de águas e se rompesse.
-
03/12/2024 - 06:50 Cadeirante é encontrado morto com corda no pescoço em BH -
03/12/2024 - 08:11 Homem é executado a tiros ao chegar em casa na Grande BH -
03/12/2024 - 08:50 Três envolvidos no tráfico são mortos e jogados de barranco por rival
O documento aponta ainda que, em relação à gestão de segurança, manutenção e operação da barragem, desde a regulamentação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), em 2019, todos os procedimentos adotados estão em conformidade com a legislação vigente e as boas práticas da engenharia.
Em nota, a PBH informou que um relatório foi encaminhado ao Ministério Publico (MP) e será aberta uma sindicância para apurar a responsabilidade pela instalação do dispositivo que teria resultado no rompimento.
Na ocasião, 613 animais foram resgatados. Desde então, o parque ficou fechado. A reabertura ocorre nesta terça-feira (3/12) e a expectativa é que o movimento seja semelhante ao de antes do acidente. Toda a área de uso, que representa 20% do parque, retorna às atividades normais.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Para o funcionamento desta terça, todo o fluxo de entrada e saída do parque será feito pela Portaria 2, localizada na Rua Hermenegildo de Barros, 904. O parque estará aberto de terça a domingo, das 6h40 às 21h, mas a entrada, que é gratuita, é permitida somente até as 20h30, pela Portaria 2.