CHUVAS NA CAPITAL

Chuva em BH: muro de igreja cai em cima de três carros

Desabamento ocorreu durante o temporal desse sábado (26/10) no Bairro União, Região Nordeste de Belo Horizonte

Publicidade

O muro de uma igreja na Rua Alberto Cintra, no Bairro União, Região Nordeste de Belo Horizonte, desabou por volta das 20h30, durante o temporal desse sábado (26/10), atingindo carros estacionados.

 

Se trata do muro do estacionamento de uma Igreja Quadrangular, na altura do número 104, que desabou quase inteiro, obstruindo a calçada e parte da via. A calçada segue interditada.

Câmera de segurança registrou momento do colapso da estrutura. Nas imagens, é possível ver água escoar de um cano, mas não foi o bastante para conter o muro. Segundo relato de funcionários de comércio vizinho, um dos carros sofreu perda total.

De acordo com Salim Sebbe, funcionário de oficina em frente ao lote da igreja, o muro foi reformado para que tivesse uma maior altura. "Foi construído em um dia e sem viga nenhuma!", comentou.

A rua é bastante movimentada, com muitos bares e restaurantes. Devido ao grande volume de chuvas no momento do desabamento, nenhuma pessoa andava pela calçada.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) informou que o proprietário do carro mais danificado, um Honda Civic, receberá uma indenização dos dados do responsável pela igreja, que também afirmou que retirará os escombros do local. O CBMG também informou que o muro tinha de 4 a 5 metros de altura e a área foi isolada.

Já a Defesa Civil alerta que a manutenção preventiva de muros é essencial para evitar riscos de desabamentos. As regionais Nordeste, Noroeste, Pampulha, Centro-Sul e Oeste estão sob alerta forte de risco geológico até quarta-feira (30).

Dicas para manutenção de muros


* Faça inspeções regulares: identifique fissuras, rachaduras ou inclinações anormais.


* Evite acúmulo de água: garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura.


* Conserte fissuras: pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção.


* Contrate profissionais: em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço.


* Evite sobrecarga: não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay