Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Entretenimento

Vasos de até 3.200 anos guardavam gordura de leite e podem ter sido usados como mamadeiras na pré-história

Guilherme Araújo Por Guilherme Araújo
21/09/2026
Em Entretenimento
Resíduos preservados no interior das peças ajudam a identificar aquilo que foi colocado nos recipientes

Resíduos preservados no interior das peças ajudam a identificar aquilo que foi colocado nos recipientes

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA
🎧 Ouvir o resumo 0:00 Seguir
Três vasos de cerâmica, medindo 5 a 10 cm, foram encontrados em túmulos infantis na Baviera e datam das Idades do Bronze e do Ferro.↓ Ver no artigo
Análises químicas identificaram resíduos de gordura de leite de ruminantes, como gado, ovelhas ou cabras, nas paredes internas dos recipientes.↓ Ver no artigo
O tamanho reduzido, os bicos estreitos e o contexto funerário são evidências de que os vasos provavelmente alimentavam crianças.↓ Ver no artigo

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Seymour Papert sobre o que um professor deve fazer antes de entregar respostas prontas aos alunos: “O papel do professor é criar as condições para a invenção, em vez de oferecer conhecimento pronto” há 6 horas
  • Família aluga casa por R$ 4 mil, chega para morar e encontra outra pessoa no imóvel; Justiça decide quem será ressarcido há 2 semanas
  • Família contratou fotógrafo para aniversário de 80 anos, recebeu 12 das 600 fotos e descobriu que o restante havia sumido há 1 semana
Mais sobre Entretenimento →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box
Logo EM Foco
EM FOCO
Resumo da matéria
01
Vasos pequenos com bico
Três recipientes de 5 a 10 centímetros, encontrados em túmulos infantis da Baviera, foram analisados em busca de resíduos antigos.
Bronze e Ferro
02
Leite animal preservado
A química revelou produtos lácteos de ruminantes, como gado, ovelhas ou cabras, dentro dos vasos com pequenos bicos.
Resíduo de leite
03
Uso infantil reforçado
O conteúdo, o tamanho e o contexto funerário deram a evidência mais direta de que essas peças serviam para alimentar crianças.
Função provável

Três pequenos vasos encontrados em túmulos infantis guardaram uma pista inesperada: mamadeiras pré-históricas podem ter levado leite animal às crianças. A análise química identificou gordura de ruminantes nas peças de até 3.200 anos, ligando formato, conteúdo e contexto funerário pela primeira vez hoje.

Que vasos de até 3.200 anos foram analisados?

Os pesquisadores escolheram três recipientes pequenos encontrados em túmulos de crianças na Baviera, Alemanha. As peças mediam cerca de 5 a 10 centímetros e tinham um bico estreito por onde líquidos poderiam passar. Elas pertencem à Idade do Bronze e à Idade do Ferro.

O exemplar mais antigo foi associado a um contexto de aproximadamente 1200 a 800 a.C.. A forma lembrava recipientes já encontrados em outros sítios europeus, mas a função ainda era discutida. Eles poderiam alimentar crianças, adultos doentes ou ter outro uso que não deixasse marcas visíveis.

O formato dos pequenos vasos já havia levantado dúvidas sobre a função que eles desempenhavam

O que havia dentro dessas possíveis mamadeiras?

A equipe retirou resíduos preservados nas paredes internas e analisou seus lipídios, as moléculas de gordura que podem permanecer na cerâmica por muito tempo. O estudo publicado na Nature identificou assinaturas compatíveis com produtos de leite de animais ruminantes.

Isso aponta para leite de animais domesticados, como gado, ovelhas ou cabras. A análise não permite reconstruir cada refeição servida nesses recipientes, mas conecta diretamente o objeto a um alimento que poderia complementar ou substituir parte da amamentação durante o desmame.

Por que o achado foi ligado à alimentação de crianças?

O conteúdo sozinho não resolveria a dúvida. O peso vem da combinação de três fatores: vasos muito pequenos, bicos adequados à passagem de líquido e presença em túmulos infantis. Juntos, esses sinais tornam a interpretação como recipientes de alimentação muito mais forte do que antes.

A Universidade de Bristol, que liderou a pesquisa, destaca que os três vasos tinham formato especializado e resíduos de leite. Isso não significa que todo recipiente semelhante encontrado na Europa tenha necessariamente servido como mamadeira.

A seguir listamos 4 pistas dos recipientes que sustentam a interpretação de alimentação infantil sem transformar hipótese em certeza absoluta:

  • Tamanho: os vasos tinham apenas cerca de 5 a 10 centímetros.
  • Bico: a abertura estreita permitia servir ou sugar líquidos.
  • Conteúdo: resíduos químicos apontaram para produtos de leite de ruminantes.
  • Contexto: os três exemplares analisados vieram de túmulos de crianças.

Leia também: Mais de 600 pedras gravadas há 4.900 anos podem ter sido depositadas juntas depois que uma erupção escondeu o Sol

LeiaTambém

O conjunto oferece pistas sobre a maneira como os neandertais observavam objetos incomuns encontrados ao redor

Neandertais levaram 15 fósseis para uma caverna e o motivo ainda intriga os pesquisadores

21/09/2026
Os detalhes preservados obrigam pesquisadores a rever antigas ideias sobre a produção artística desse povo - Imagem ilustrativa

Cinco rostos esculpidos há 2.500 anos aparecem na Espanha e mudam o que se sabia sobre a arte dos tartessos

20/09/2026
O caminho preservado mostra como antigas comunidades conseguiam circular por uma paisagem muito diferente da atual - Imagem ilustrativa

Estrada de pedra com 4 metros de largura reaparece sob o mar na Croácia depois de 7 mil anos

20/09/2026
As pequenas peças preservam sinais que podem ter relação com formas de escrita desenvolvidas posteriormente - Imagem ilustrativa

Símbolos gravados em 4 cilindros de argila de 4.400 anos podem levar a origem do alfabeto 500 anos para trás

20/09/2026
A presença de leite oferece novas pistas sobre como crianças pequenas eram alimentadas naquela época

O que esses vasos contam sobre o desmame pré-histórico?

Antes desse trabalho, ossos e dentes ajudavam a estimar quando crianças deixavam gradualmente o leite materno, mas não mostravam com clareza o alimento usado na transição. Os resíduos dos vasos acrescentaram uma evidência direta de produtos lácteos animais dentro de objetos associados a crianças.

Na Idade do Bronze, criação animal e produção de alimentos já faziam parte de comunidades europeias. Usar leite de ruminantes para alimentar crianças teria consequências para rotina familiar, nutrição e espaçamento entre nascimentos, embora essas consequências variem entre grupos e épocas.

A seguir listamos 3 características principais que conectam cronologia, forma e conteúdo dos vasos estudados na Baviera:

Logo EM Foco
DADOS EM FOCO
O que havia nos vasos
Resumo dos principais dados sobre idade, formato e resíduos dos recipientes analisados.
Aspecto Dado Leitura arqueológica
Cronologia até cerca de 3.200 anos Bronze e Ferro europeus
Formato 5 a 10 cm com bico Adequado a pequenas porções
Resíduo leite de ruminantes Evidência direta do conteúdo

Essas peças eram iguais às mamadeiras atuais?

Não. Chamar os objetos de mamadeiras pré-históricas ajuda a entender a função provável, mas eles eram vasos de cerâmica moldados à mão, alguns com formas de animais e bicos estreitos. Não tinham materiais, higiene ou desenho comparáveis aos recipientes modernos produzidos especificamente para bebês.

O achado é importante justamente porque aproxima uma tarefa cotidiana de mais de três milênios atrás. Os resíduos de leite mostram que alimentar crianças deixava vestígios arqueológicos discretos, capazes de revelar práticas familiares que raramente aparecem em armas, monumentos ou grandes construções.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: arqueologiaLeitemamadeiraspré-história

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.