RECONHECIMENTO

Wagner Moura recebe prêmio especial no Astra Awards 2026

Homenagem reconhece o impacto do artista no cinema e na televisão internacionais, além da performance em "O agente secreto"

Publicidade
Carregando...

O ator Wagner Moura foi homenageado nessa sexta-feira (9/1) com o prêmio de Realização em Atuação durante o Astra Awards, cerimônia organizada pela Hollywood Creative Alliance, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A honraria reconhece o conjunto da obra e o impacto do artista no cinema e na televisão internacionais, além da performance no filme “O agente secreto”, pelo qual concorre ao Globo de Ouro.

O prêmio foi entregue pela cantora e atriz Sofia Carson, que irá estrelar o próximo filme dirigido por Moura. Ao subir ao palco, o brasileiro agradeceu à organização, à equipe do filme “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e destacou a importância do reconhecimento internacional para uma produção nacional.

“Estamos muito emocionados com a atenção que ‘O agente secreto', um filme muito brasileiro, está recebendo. Isso significa muito para nós, para o Brasil e para os brasileiros”, afirmou.

Durante o discurso, Wagner Moura refletiu sobre sua trajetória profissional e relembrou as dificuldades de sonhar com a carreira artística. “É incrível pensar que um garoto que cresceu no Nordeste do Brasil, nos anos 1990, quando era quase uma loucura querer ser ator, esteja aqui hoje”, disse, sob aplausos da plateia.

O ator também comentou o contexto histórico abordado pelo filme e fez uma conexão com o cenário político recente do país. Segundo ele, a obra discute a falta de memória coletiva e os riscos de se repetir erros do passado. “Nosso filme fala sobre como a ausência de memória pode ser trágica para um país, mas também sobre alguém que decide permanecer fiel aos seus valores quando tudo ao redor aponta o contrário”, destacou.

Wagner destacou ainda que, assim como o trauma, os valores também podem atravessar gerações. Apesar das reflexões críticas, o ator disse manter esperança no futuro. “Sou pessimista com o presente, mas muito otimista com o futuro. Os filmes me dão esperança. Os artistas que estão aqui hoje me dão esperança”, completou.

 

Ao anunciar o prêmio, a Hollywood Creative Alliance destacou o “trabalho extraordinário e o impacto contínuo” de Wagner Moura no cinema e na televisão mundial, ressaltando características como intensidade, autenticidade e inteligência em suas performances ao longo da carreira.

Antes de encerrar, o ator agradeceu especialmente a Sofia Carson, lembrando o convite feito a ela para seu próximo projeto como diretor, e ao cineasta Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “irmão” na realização de “O agente secreto”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Até o momento, Wagner já ganhou 13 prêmios de atuação por sua performance no longa que se passa durante a ditadura militar no Brasil. No domingo, ele participa do Globo de Ouro, concorrendo ao prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático. “O agente secreto” ainda disputa os títulos de Melhor Filme Dramático e Melhor Filme Estrangeiro.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay