CINEMA

Você sabia? Wagner Moura já concorreu ao Globo de Ouro em 2016

Dez anos após indicação por 'Narcos', o ator volta a disputar prêmio inédito para o Brasil; filme de Kleber Mendonça Filho também concorre a Melhor Filme

Publicidade
Carregando...

Wagner Moura concorre, no próximo domingo (11/1) ao Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O agente secreto”. Esta é a segunda vez que o baiano disputa o prêmio.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A primeira indicação ocorreu há 10 anos, em 2016, pelo papel como o narcotraficante Pablo Escobar na série “Narcos”. "Eu acho que não vou ganhar. Estar aqui já é bom demais. Acho que o Jon Hamm deveria ganhar, é a última temporada de 'Mad men'", afirmou o ator no tapete vermelho da premiação em 2016.

Naquela noite, Wagner não saiu vencedor. Como ele antecipou, Jon Hamm, da série “Mad Men” é quem levou o prêmio de Melhor Ator de Série Dramática.

Leia Mais

Agora, a nomeação é inédita para o Brasil na categoria principal de atuação masculina no cinema. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O agente secreto” também concorre em outras duas categorias importantes: Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Ambientado nos anos 1970, durante a ditadura militar, o longa narra a história de um professor universitário que retorna ao Recife e enfrenta os riscos do período.

Na disputa pela estatueta, Moura enfrenta uma concorrência de peso. Estão na lista Joel Edgerton (“Train Dreams”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Sinners”) e Jeremy Allen White (Springsteen: “Deliver Me From Nowhere”).

Filme acumula prêmios e mira o Oscar

A indicação de Wagner Moura ao Globo de Ouro fortalece ainda mais a campanha de “O agente secreto” rumo ao Oscar 2026, onde o filme é o representante oficial do Brasil. A produção vem colecionando prêmios em festivais internacionais, o que aumenta suas chances de conseguir uma vaga na premiação mais importante do cinema.

Recentemente, o longa foi premiado como Melhor Filme Internacional pelo Círculo de Críticos de Nova York (NYFCC), onde Wagner Moura também foi eleito Melhor Ator. Além disso, a obra levou o Prêmio da Crítica no prestigiado Festival de Cannes, na França, e ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Filme pela associação de críticos de Los Angeles.

A nomeação de Moura também acontece um ano após a vitória histórica de Fernanda Torres, que levou para casa o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por seu trabalho em “Ainda estou aqui”, um marco para o cinema nacional.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay