Anna Marina
Anna Marina
ANNA MARINA

Dieta mediterrânea evita insuficiência cardíaca

Fazer escolhas alimentares mais saudáveis pode reduzir significativamente o risco de problemas de saúde graves, de acordo com pesquisadores

Publicidade

 

A dieta mediterrânea ganhou força por causa de seus sabores deliciosos. Mas essa dieta baseada em vegetais também tem benefícios comprovados para a saúde, que aliviam os riscos de problemas sérios de saúde, como insuficiência cardíaca.

 


Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition examinou a relação entre insuficiência cardíaca e a dieta mediterrânea na Europa. As descobertas indicam uma redução significativa no problema, particularmente entre mulheres que adotaram essa dieta.

 


A dieta mediterrânea possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir o estresse oxidativo e a inflamação, ambos fatores de risco importantes para insuficiência cardíaca. De acordo com a pesquisa, ela reduz substancialmente os níveis de biomarcadores específicos, como NT-proBNP, que estão associados à insuficiência cardíaca. Ela também tem como alvo citocinas inflamatórias elevadas, incluindo TNF, encontradas em pacientes com insuficiência cardíaca.

 


Os benefícios holísticos desta dieta também influenciam positivamente o metabolismo da glicose, a sensibilidade à insulina e os níveis de lipídios, todos contribuindo para uma diminuição do risco de insuficiência cardíaca.

 


Rica em azeite de oliva, que contém gorduras monoinsaturadas, a dieta ajuda a reduzir a inflamação e a promover a saúde cardíaca. Além disso, as frutas e vegetais abundantes usados na dieta mediterrânea protegem contra o estresse oxidativo.

 


Na comparação entre homens e mulheres, há indícios de que haja benefício específico dessa dieta para as mulheres, que experimentam melhores resultados, especialmente para a saúde cardíaca, quando a adotam.

 


A variação nas respostas a essa dieta pode ser conectada às diferenças relacionadas ao gênero nas respostas metabólicas e níveis hormonais. Os pesquisadores enfatizaram que fazer escolhas alimentares mais saudáveis pode reduzir significativamente o risco de problemas de saúde graves.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay