(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas NOVO DECRETO

Hotéis e pousadas podem operar com ocupação máxima em Monte Verde

Novas normas também retiram a limitação do número de pessoas por mesa em bares e restaurantes, e permitem a volta às aulas na rede municipal


18/08/2021 19:49 - atualizado 18/08/2021 19:58

Novo decreto flexibiliza atividades em Monte Verde (foto: Reprodução/monteverde.org)
Novo decreto flexibiliza atividades em Monte Verde (foto: Reprodução/monteverde.org)
Após registrar melhora nos indicadores da pandemia, a prefeitura de Camanducaia publicou um novo decreto que flexibiliza atividades no município e, consequentemente, no distrito de Monte Verde . Dentre as principais mudanças, estão as regras de  funcionamento de hotéis e pousadas , que poderão ter capacidade de 100%.
 
O documento também altera as restrições para bares, lanchonetes e restaurantes . A partir de agora, não há mais limitação da quantidade de pessoas por mesa. Além disso, comércios e serviços podem funcionar sem restringir o número de clientes dentro dos estabelecimentos, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metros. 
 
O documento também autoriza a volta às aulas presenciais na rede municipal. A prefeitura informou que a retomada das atividades será no dia 6 de setembro, de forma híbrida e gradativa. As turmas serão divididas em grupos para que seja feito revezamento entre os dias presenciais e os dias online.
 
O novo decreto considera “a avaliação positiva do cenário epidemiológico do Estado de Minas Gerais e do Brasil em relação à infecção pelo vírus COVID-19”. O documento foi assinado pelo prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, na segunda-feira (16), e está em vigor desde a data de sua publicação.
 
“Aqui no nosso município tivemos uma melhora significativa dos casos confirmados e de internações da COVID-19. Estamos há mais de 15 dias sem confirmar nenhum óbito, e o número de casos tem caído diariamente. Nas últimas semanas, houve dias de não termos casos confirmados. Com essa melhora de cenário, pudemos fazer um novo decreto flexibilizando as restrições”, explica a secretária de Saúde, Shirley Andrade.
 
A última morte resgistrada em Camanducaia foi no dia 1º de agosto. O município contabiliza 3.447 casos e 73 óbitos desde o início da pandemia. Neste momento, três moradores estão internados e 19 em isolamento domiciliar. O total de recuperados chegou a 3.352. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (18/8).
 

Turismo em Monte Verde 

 
Ano passado, Monte Verde implementou  o turismo consciente  – um sistema de controle para receber os visitantes. O distrito, inclusive, foi exemplo para outras cidades na retomada do turismo. Várias medidas foram adotadas para evitar a disseminação da COVID-19 e, assim, garantir a segurança de turistas e moradores.
 
Os visitantes encontram uma barreira sanitária na entrada do distrito, onde a temperatura é aferida. A fiscalização também faz a checagem da reserva de hospedagem. E as restrições, medidas de higiene reforçadas e barreiras sanitárias mostraram-se eficientes para evitar a propagação da doença, e atrair turistas durante a pandemia.
 
“A gente teve um dos melhores números da temporada de inverno da história da cidade. Ao mesmo tempo, a gente vem conseguindo reduzir dia a dia a quantidade de novos casos de COVID-19, e garantir que a vinda do turista seja segura para quem visita a gente e também para os colaboradores e empresários que trabalham na cidade”, afirma o executivo da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE), Enzo Arnes.

Vale lembrar que Monte Verde teve um prejuízo de cerca de R$ 15 milhões durante os 30 dias em que ficou fechada em razão da onda roxa do Minas Consciente. Mas a MOVE tem elaborado uma série de ações para estimular a economia local e minimizar os prejuízos, como a tríade de eventos que aconteceu no distrito entre os 11 de junho e 15 de agosto, e que atraiu muitos turistas.
 
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)