(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DOR E FORMIGAMENTO

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba como identificar e cuidar dos sintomas

Se a pessoa faz esforços repetitivos com as mãos como escrever e digitar, entre outros, pode desenvolver a doença


24/11/2022 10:05 - atualizado 24/11/2022 10:23

Mão
(foto: Isco/Unsplash)

Sabe aquela dor e formigamento nas mãos quando você deita em cima do braço? Nada mais é do que a compressão de um nervo (nervo mediano) que fica entre a mão e o punho, causando a síndrome túnel do carpo. Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2020 esta foi a principal causa de afastamento do trabalho, gerando 17.355 benefícios concedidos pelo  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Segundo o médico ortopedista Thiago Barros, a causa principal da síndrome do túnel do carpo são as L.E.R. (Lesões do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. "Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome", diz.

Os sintomas mais frequentes são dor, dormência e formigamentos na mão, que podem acordar a pessoa à noite pelo desconforto que causam. "A diminuição da força muscular na mão, assim como a sensação de dedos inchados e dificuldade na coordenação motora dos dedos das mãos também são sintomas frequentes", afirma o especialista.

Leia também: Verão brasileiro está batendo em nossa porta

O médico ortopedista Thiago Barros,
Segundo o médico ortopedista Thiago Barros, a causa principal da síndrome do túnel do carpo são as lesões geradas por movimentos repetitivos (foto: Arquivo Pessoal)
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. "Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o punho a noite e o uso de anti-inflamatório não-hormonal. Nos casos mais graves e naqueles em que não houve melhora com o tratamento clínico, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico da doença para liberar o nervo comprimido dentro do túnel do carpo", conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)