(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDENTE DO BC

Campos Neto deve ir ao Senado em agosto explicar taxa de juros

Parlamentares entregaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, uma petição para apurar a política monetária do Banco Central


06/07/2023 09:59
440

Roberto Campos Neto
Campos Neto deve ir ao Senado em agosto para explicar política monetária (foto: Raphael Ribeiro/BCB)
O líderes partidários do PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PCdoB e Rede, além de outros presidentes do fórum de partidos progressistas, sugeriram que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, compareça ao Senado em 3 de agosto, para esclarecer sobre a politica monetária do órgão.
 
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou que faz parte do regimento do Senado a ida dele a cada seis meses para a prestação de contas.

Na reunião realizada entre os parlamentares e Pacheco, foi entregue uma petição em que pedem a instauração de procedimento para apuração da política monetária do Banco Central do Brasil. "Ele [Campos Neto] vai ter que explicar o inexplicável, não há justificativa, não há mais razões, até porque a inflação está em 3,4% para taxa de juros estar tão alta", ressaltou o líder do PT na Câmara, deputado  Zeca Dirceu (PR).

"Se eu não me engano essa data coincide inclusive com a próxima reunião do Banco Central para decidir sobre juros. Então, a nossa expectativa é que na próxima reunião haja uma redução da taxa de juros e ao mesmo tempo naquela semana ou na próxima o presidente do Banco Central venha aqui ao Senado para cumprir essa obrigação legal", disse Dirceu, destacando que os questionamentos não são de ordem política, mas, sim, de ordem técnicas.
 
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), destacou que o pedido é feito com base no regimento interno do Senado e na lei complementar que obriga a Casa a fiscalizar o Banco Central.
 
 
"Nós avaliamos que a política monetária está viciada. Manter a taxa a 13,75% é um erro, inclusive do ponto de vista técnico. Isso tem um impacto muito grande ruim para economia brasileira", disse, criticando a contradição da última ata do Copom. "A contradição que teve entre o comunicado do BC e a ata do BC ficou clara e mostrou que há divergências internas acerca da política de juros", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)