(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LULA X MORO

Moro sobre fala de Lula: 'Aprendeu apenas o linguajar de cadeia'

Senador rebateu as falas do presidente Lula e criticou o "linguajar". Lula disse que quando estava preso, repetia que só ficaria bem quando fodesse com Moro


22/03/2023 07:40 - atualizado 22/03/2023 08:15

Montagem com Sergio Moro a esquerda e Lula a direita
Sergio Moro foi o responsável por condenar o presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato (foto: Mauro Pimentel/Evaristo Sa/AFP)

O senador Sergio Moro (União-PR) disse que a única coisa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprendeu na cadeia foi o "linguajar". A declaração do parlamentar é uma crítica a presidente Lula, que afirmou que só ficaria bem quando "fodesse com o Moro". 

"Eu fiquei chocado com a fala, um linguajar todo inapropriado para um presidente, e eu fico pensando o que o presidente aprendeu nesse período. Devia fazer uma reflexão e evitar todos aqueles escândalos de corrupção que aconteceram no governo do PT. Aparentemente ele aprendeu apenas o linguajar de cadeia", disse o senador em entrevista ao site Antagonista

Apesar de ter considerado o linguajar "inapropriado" para um Presidente da República, ele, que é ex-ministro de Bolsonaro (PL), nunca criticou o linguajar do do ex-presidente, conhecido por suas falas "grosseiras" durante todo o mandato.
  
 
Para ele, a fala do presidente Lula tem o intuito de desviar a atenção dos cidadãos sobre os assuntos que realmente importam. "Essas falas inapropriadas, no fundo, são uma tentativa de diversionismo". 
 

"Acho que o governo está indo mal. Falta projeto. Não sabemos o texto da reforma tributária até hoje. Não sabemos o arcabouço fiscal, virou o arcabouço fantasma", criticou.
 
 

Lula x Moro 


A relação do ex-juiz federal e do petista não é das melhores há um tempo. Moro é um dos nomes mais conhecidos da Lava-Jato e o responsável por ter condenado Lula na operação. No início do ano passado, Moro chegou a dizer que Lula ainda deveria estar preso. 

petista ficou 580 dias detido e deixou a prisão quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o cumprimento da pena deve ser iniciado após o esgotamento de todos os recursos, opondo-se à prisão após condenação em 2ª instância. 
 
O senador foi contrário a determinação e disse que foi "a pior decisão da história do STF"

Na época, Lula ainda tinha recursos pendentes de análise nas instâncias superiores.

Posteriormente, a Corte anulou as condenações de Lula por considerar que o ex-Juiz Federal Sergio Moro atuou parcialmente no julgamento do petista. O STF ainda entendeu que a tramitação do processo ocorreu em jurisdição incompetente para o julgamento do caso. 
 
O senador já declarou publicamente que não "perseguia" o petista e alega que "nunca tratou o caso do ponto de vista pessoal".

Prisão em segunda instância


Uma das propostas de Sergio Moro como senador é tentar desarquivar o projeto PLS 166/2018, que trata da prisão após condenação em segunda instância. 

A proposta foi desmembrada do pacote anticrime que o parlamentar apresentou quando era ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)