(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEDIDO DE IMPEACHMENT

Deputado bolsonarista pede impeachment de Lula: 'Crime de responsabilidade'

Ubiratan Sanderson (PL-RS) apontou que o presidente 'atentou contra os Poderes e a Constituição' ao dizer que o impeachment de Dilma foi um 'golpe'


26/01/2023 19:23 - atualizado 26/01/2023 20:15

Com 26 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou o primeiro pedido de impeachment. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar aponta que o petista cometeu “crime de responsabilidade” ao afirmar que a cassação do mandato de Dilma Rousseff na presidência da República foi um “golpe de Estado”. 

A declaração de Lula foi feita em uma viagem para a Argentina, quando relembrou o impeachment de Dilma em 2016. “Vocês sabem que depois de um movimento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado que derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República do Brasil”, disse o presidente.
 

Sanderson (PL-RS) afirmou que o discurso do chefe do Executivo “atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”. Com isso, ele apresentou o pedido à Câmara dos Deputados. 
 

Agora, fica a cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), julgar se dará prosseguimento ou arquiva o pedido. No entanto, não há um prazo para que seja apreciado. 


Vale ressaltar que Bolsonaro recebeu 158 pedidos de impeachment protocolados em seu mandato.

Montagem: Ubiratan Sanderson x Lula
Ubiratan Sanderson protocolou pedido de impeachment de Lula na Câmara dos Deputados (foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados - Luis ROBAYO/AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)