(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Lula e Bolsonaro se atacam em debate da Globo, e Bonner pede respeito

A briga começou depois que Bolsonaro afirmou que Lula teria criado uma quadrilha quando foi presidente


29/09/2022 22:43 - atualizado 29/09/2022 23:54

Montagem: Bolsonaro x Lula
Jair Bolsonaro e Lula discutem na TV Globo, em debate realizado nesta quinta-feira (29/9) (foto: Tv Globo/Reprodução)
Durante debate da TV Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outro candidato ao Planalto, trocaram farpas. Ambos tiveram pedidos de resposta para as acusações feitas por cada um.

A briga começou depois que Bolsonaro afirmou que Lula teria criado uma quadrilha quando foi presidente.

Em resposta, Lula afirmou que se o presidente “tivesse o mínimo de honestidade e seriedade”, ele falaria que montou quadrilha, "com a quadrilha da rachadinha, do sigilo de 100 anos, do Ministério da Educação”.
 

“Ele veio falar de quadrilha comigo? Precisa se olhar no espelho e saber o que está acontecendo com ele. A quadrilha da vacina. Se quiser pedir direito de resposta, peça à CPI, e não ao debate. Respeite quem está assistindo, não minta. Comporte-se como presidente da República”, afirmou Lula.
 
 

“Traidor da pátria. Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos. Roubando milhões de empresas após a tua chegada ao poder. Que CPI é essa da farsa? Que dinheiro de propina? Propina teve (...). Seu governo, por meio de Carlos Gabas, fez muitos nordestinos morrerem de ar. Nada tem contra meu governo. Deixe de mentir. Tome vergonha na cara, Lula!”, disse.
 

Lula teve um segundo pedido de resposta aceito. Ao falar, o ex-presidente chamou as declarações de Bolsonaro de “insanidades”. 

“Mas é uma insanidade um presidente da República vir aqui e falar as coisas que ele fala. No dia 2 de outubro, o povo vai te mandar para casa. E eu vou fazer um decreto para acabar com o seu sigilo de 100 anos para saber o que esse homem esconde por 100 anos. Vou parar por aqui porque quero que os outros participem do debate. Presidente, por favor, minta menos”, disse.


Depois da troca de acusações William Bonner, que apresenta o debate, pediu "respeito" aos candidatos para que todos possam participar. 

Último debate

Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.  

O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila. 
 

Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu. 
 

Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool. 

As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)