(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Datafolha: 52% dizem não votar em Bolsonaro e 39% em Lula

Desde o início desta série, em maio de 2021, Bolsonaro nunca teve menos de 51% de pessoas que dizem não votar nele de forma alguma


29/09/2022 20:17 - atualizado 29/09/2022 21:13

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PL) operou grande dispersão de bondades econômicas, como o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e as seguidas baixas nos preços administrados de energia (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Apesar de todo tipo de esforço, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chega à reta final do primeiro turno da eleição deste ano como o candidato mais rejeitado no páreo. Dizem não votar nele de jeito nenhum 52%, ante 39% que afirmam isso do líder da corrida, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É o que aferiu a nova pesquisa do Datafolha, que ouviu 6.800 pessoas de terça (27) a quinta (29) em 332 cidades. A primeira rodada da eleição é neste domingo (2), e haverá um segundo turno no dia 30 de outubro caso nenhum candidato tenha 50% mais um dos votos válidos (sem nulos e brancos).

O levantamento mostrou a estabilidade no desapreço pela figura do presidente-candidato. Desde o início desta série, em maio de 2021, Bolsonaro nunca teve menos de 51% de pessoas que dizem não votar nele de forma alguma.

Não foi por falta de tentativa. O presidente operou grande dispersão de bondades econômicas, como o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e as seguidas baixas nos preços administrados de energia, como gás e gasolina, após intervir na Petrobras com esse fim.

Além disso, tentou modular o tom de sua agressiva retórica pública, ora a acirrando para fidelizar seu eleitorado na casa dos 30%, ora buscando acenar a setores de centro que o apoiaram em 2018. Deu atenção especial às mulheres, onde é mais rejeitado e tem pior intenção de voto, colocando a primeira-dama Michelle no centro de sua campanha.

Não funcionou nesse particular: rejeitam o presidente como candidato 56% das eleitoras, o volumoso grupo amostral de 52% dos ouvidos pelo Datafolha.

Já Lula viu sua rejeição subir um pouco ao longo da campanha, mas está estacionado na faixa atual, sinal de que a elevação do tom dos ataques de Bolsonaro contra si, recuperando acusações antigas de corrupção e chamando o ex-presidente de ladrão de forma contundente, não surtiu muito efeito.

Ainda assim, a rejeição do petista não é baixa, o que comprova o caráter plebiscitário deste pleito, que adiantou com o esmagamento das candidaturas alternativas uma disputa de segundo turno para o primeiro --restando saber se ele trará ou não uma decisão no domingo.

Os terceiros colocados na corrida mantiveram sua rejeição estável. Não votam de forma alguma em Ciro Gomes (PDT) 24%, e em Simone Tebet (MDB), 15%.

A pesquisa do Datafolha tem dois pontos percentuais de margem de erro, foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09479/2022. O índice de confiança é de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)