(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEGISLATIVO MUNICIPAL

Parque Linear de BH une Duda Salabert e Nikolas Ferreira

Área entre Nova Lima e Belo Horizonte é alvo de disputa para preservação ambiental ou construção de prédios ou vias


19/04/2022 18:14 - atualizado 20/04/2022 07:45

Duda e e Nikolas na visita ao Parque Linear
(foto: Reprodução/Redes Sociais)
O debate em torno de uma área na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima para um futuro Parque Ecológico Linear ou construção de vias e prédios proporcionou a união de rivais políticos, como os vereadores de BH Duda Salabert (PDT) e Nikolas Ferreira (PL).

Nessa segunda-feira (18/04), por exemplo, os dois estiveram no local, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de BH e limítrofe a Nova Lima, para acompanhar a visita do juiz federal Mário de Paula Franco Júnior ao terreno.

Parte da sociedade civil se mobiliza, desde dezembro de 2019, para que o espaço da União não seja leiloado à iniciativa privada. O juiz Mário de Paula Franco Júnior é o responsável pelo julgamento de uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que contesta o leilão da área e impediu um primeiro pregão no último mês.

Segundo vereador de BH mais votado da história (29.388 votos) e em primeiro mandato político, Nikolas Ferreira passou a acompanhar a causa para que a União possa repassar o terreno ao governo mineiro. O parlamentar constatou que a maioria da população é favorável à criação do parque, mas considera que o caso precisa sair da esfera federal para ter uma definição mais rápida.

"Já tinha conhecimento do [caso do] Parque Linear, mas sentia que cada um puxava para um lado. Alguns querem asfalto, outros, prédio, outros querem manter o parque, só que nunca anda", afirmou à reportagem do Estado de Minas.

Nikolas disse ter acompanhado a visita do magistrado à área verde para observar o sentimento da população sobre a destinação do Parque Linear. "A única coisa que quero é que saia do papel. Quando fica discutindo algo e nunca sai, acaba que uma hora perde a força e deixa a pauta de lado. Vou tentar interceder junto ao governo federal para que faça a doação desse local para o Estado para que fique menos burocrático, independentemente do planejamento que tenha ali", completou.

Duda Salabert, recordista de votos na história de Belo Horizonte — foi escolhida por 37.613 cidadãos — apontou a soma de esforços como essencial para a manutenção do parque. "Estamos vivendo um cenário de emergência climática e crise hídrica, que tende a se agudizar nos próximos anos. Por isso, a luta pela defesa da biodiversidade e pela defesa das nossas águas extrapola questões ideológicas e partidárias", assinalou.

O vereador Nikolas Ferreira, de BH, com integrante de movimento em prol do Parque
Nikolas Ferreira com a camisa do movimento em prol do Parque Ecológico Linear, nessa segunda-feira (foto: Reprodução/Instagram Pedro Lima)

Pensamentos convergentes

Para Nikolas Ferreira, não há surpresa na união dele a Duda. "Temos que conviver dentro da Câmara e, como disse no primeiro dia de mandato, no discurso, "'debateria ideias e não pessoas. Muitas das vezes vejo o contrário: quando vêm me atacar, na verdade, não atacam minhas ideias e, sim, a mim. já fui chamado de moleque, e criança. Já queimaram foto minha em manifestações que estavam presentes vereadoras do Psol", pontuou, lembrando atritos com colegas.

Enquanto Nikolas começa a ingressar de forma mais direta no tema, Duda Salabert está debruçada sobre o assunto desde janeiro deste ano e com o viés ambiental - pela instalação do Parque Ecológico Linear. A pedetista, vereadora em primeiro mandato político e a mais votada da história de BH com 37.613 votos, está na briga pelo verde naquele espaço, de 50 hectares e quatro quilômetros de comprimento.

"Havia parlamentares de diferentes bandeiras [na visita], mas, com um denominador comum: a preocupação em preservar e manter uma importante área verde da cidade, responsável, também, por contribuir com a segurança hídrica da Região Metropolitana", reforçou.  

Enquanto isso, segue a luta de parte dos moradores e cidadãos para que a área não seja leiloada. O foco é Diogo Mac Cord de Faria, chefe da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, ligada ao Ministério da Economia. Com a presença de diversos políticos, também com senadores e deputados, o grupo pró-Parque Linear espera que o secretário logo seja interpelado com a vontade da maior parte dos envolvidos.

 

A vereadora Duda Salabert em visita ao Parque Linear
Duda Salabert (de máscara) durante visita do juiz federal Mário de Paula Franco Júnior ao terreno (foto: Reprodução/Instagram Parque Ecológico Linea)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)