(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VÍTIMA DA COVID-19

Morte de Paulo Gustavo: Bolsonaro é alvo de opositores após nota de pesar

Ator e humorista morreu na noite dessa terça-feira (4/5), após mais de um mês internado com coronavírus. Críticas ao presidente dominam os Trending Topics


05/05/2021 08:56 - atualizado 05/05/2021 09:57

Tweet de Bolsonaro sobre a morte de Paulo Gustavo foi publicado nesta madrugada(foto: Reprodução da internet/Twitter)
Tweet de Bolsonaro sobre a morte de Paulo Gustavo foi publicado nesta madrugada (foto: Reprodução da internet/Twitter)
Após se manifestar sobre a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, mais uma vítima da COVID-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem sendo alvo de críticas. A nota de pesar publicada por ele no Twitter na madrugada desta quarta-feira (5/5) repercutiu mal entre opositores e internautas.

“Meus votos de pesar pelo passamento do ator e diretor Paulo Gustavo, que com seu talento e carisma conquistou o carinho de todo Brasil. Que Deus o receba com alegria e conforte o coração de seus familiares e amigos, bem como de todos aqueles vitimados nessa luta contra a COVID”, publicou Bolsonaro. 



A postagem é acompanhada por uma foto do ator segurando uma imagem da Santa Dulce dos Pobres, de quem era devotoEle também fazia doações para as Obras Sociais Irmã Dulce, e foi homenageado pelo santuário.



Até o início da manhã, o post de Bolsonaro tinha 23,8 mil retweets e 34,4 mil respostas, boa parte delas contra o presidente e relembrando o posicionamento dele ao longo do último ano ao minimizar a gravidade da pandemia. 

 


“Que Deus em sua infinita misericórdia consiga te perdoar, dificilmente nós aqui na Terra vamos”, respondeu o deputado federal André Janones (Avante-MG), que foi criticado por apoiadores do presidente, entre eles o deputado estadual de Minas Bruno Engler (PRTB), que associou a antiga filiação de Janones ao PT à posição dele.



Xingamentos ao presidente e críticas apareciam nos assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta (5/5)(foto: Reprodução da internet/Twitter)
Xingamentos ao presidente e críticas apareciam nos assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta (5/5) (foto: Reprodução da internet/Twitter)
Há várias horas, “genocida”, “canalha”, “hipócrita”, “desgraçado” e outros xingamentos aparecem entre os assuntos mais comentados do Twitter, além de “11 vezes”, que teria sido o número de recusas do governo brasileiro a ofertas da vacina contra a COVID-19, segundo a coluna de Octavio Guedes no portal G1, publicada no fim do mês passado. "Mais de 400" também está nos Trending Topics, citando o número de mortos pela doença no Brasil. Também há reclamações contra quem não está seguindo as medidas de distanciamento. Veja algumas mensagens:



Sem citar Bolsonaro diretamente, o escritor Paulo Coelho também foi parar nos Trending Topics ao apontar os “assassinos” de Paulo Gustavo por meio de frases, uma delas do presidente, que no ano passado chegou a classificar a COVID-19 como uma “gripezinha, e se posiciona contra o lockdown e outras medidas de restrição para conter a pandemia



Após a mensagem, que o tornou alvo de bolsonaristas na rede, Paulo Coelho retuitou a jornalista Milly Lacombe, que citava o presidente e o ministro Paulo Guedes. 



Humor e irreverência saem de cena



Fenômeno de bilheteria no cinema e no teatro e de audiência na TV fechada, o ator Paulo Gustavo perdeu a longa luta contra o novo coronavírus às 21h10 de ontem (4/5). Mais cedo, os médicos do Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele estava internado desde 13 de março, haviam divulgada boletim informando que Paulo Gustavo apresentava quadro irreversível, embora estivesse com sinais vitais. A morte precoce do ator causou grande repercussão. Com a personagem Dona Herminia, ele conquistou a maior bilheteria do cinema nacional em “Minha mãe é uma peça 3”, que teve 11,5 milhões de espectadores.



Antes do agravamentoPaulo Gustavo chegou a interagir com o marido, Thales Bretas, segundo os médicos. "Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa", descreveram os médicos no boletim.

Além do marido, Paulo Gustavo deixa dois filhos de 1 ano e nove meses, a mãe e uma irmã. 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)