(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE A COVID-19

'É preciso despolitizar a pandemia e desarmar os espíritos', diz Lira

Junto de Bolsonaro e demais líderes estaduais e federais, o presidente Câmara dos Deputados participou de uma reunião para discutir medidas contra a pandemia


24/03/2021 11:44 - atualizado 24/03/2021 13:17

Deputado federal se reunirá com líderes da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (24/03)(foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Deputado federal se reunirá com líderes da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (24/03) (foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (24/03) no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que, para combater a pandemia do novo coronavírus no país, é preciso ‘despolitizar a pandemia e desarmar os espíritos’.


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux também participaram do encontro.

Segundo Arthur Lira, no momento em que o Brasil vive um problema nacional por causa da pandemia, os representantes políticos da população devem se unir e falar “uma linguagem só”.

“Deve ser feito um acompanhamento diário, com responsabilidade de informação e com a comunicação adequada de todos os dados para que a nossa população tenha toda assistência de todos os itens que foram aqui tratados”, disse o presidente.

Lira termina sua fala dizendo que, também na tarde desta quarta-feira, se reunirá com todos os líderes da Câmara dos Deputados para tratar projetos de lei relativos ao combate do coronavírus, como a oferta de novos leitos destinados a pacientes com COVID-19 com a parceria de iniciativas privadas. 

De acordo com o deputado, os pleitos poderão ser votados ainda hoje.
 

Recorde de mortes

 
Nesta terça-feira (23/03), o Brasil bateu recorde de mortes registradas em 24h pela COVID-19, com 3.251 vidas perdidas. Até o momento, foram 298.676 vítimas pela doença. Além do avanço nos números de óbitos, a crise no sistema de saúde brasileiro também preocupam a população. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)