(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Bolsonaro provoca governadores: 'Estão com medinho do vírus?'

O presidente também afirmou que desconhece hospitais que estejam lotados no país


postado em 02/04/2020 17:23 / atualizado em 02/04/2020 17:50

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desafiou nesta quinta-feira (2) alguns governadores e outras autoridades que o criticaram na condução da pandemia do novo coronavírus, a irem ao encontro do povo. Ironizando as medidas protetivas adotadas em estados e municípios, perguntou se as lideranças estão com "medinho do vírus". O presidente também afirmou que desconhece hospitais que estejam lotados no país.

Bolsonaro disse ainda que os gestores estaduais e municipais estão querendo "jogar no colo" dele a responsabilidade sobre o impacto econômico gerado pela pandemia. De acordo com ele, o coronavírus “não é tudo isso que estão pintando”.

Em frente a apoiadores do governo, o presidente deixou de lado o tom moderado do pronunciamento feito na última terça-feira (31), pedindo a união de esforços e ações coordenadas. Bolsonaro voltou a dizer que existe uma histeria em torno da doença no Brasil e defendeu que autoridades devem ir às ruas.
 
“Eu fui em Ceilândia e Taguatinga domingo passado, fui massacrado pela mídia. Não fui passear em lugar nenhum, fui ver o povo lá. Duvido que um cara desses, um governador desses, um Doria (SP) da vida, um Moisés (SC) vá no meio do povo. Não vai. E algumas outras autoridades que me criticam aí. Vai lá conversar com o povo. A justificativa é ‘ai, não vou porque eu posso pegar’. Tá com medinho de pegar vírus, é?”, provocou.
 
Jair Bolsonaro também disse que os governadores precisam aprender a “não ser tão radicais” nas medidas contra a COVID-19. Ele fez ataques diretos aos governadores João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Carlos Moisés (PSL-SC).
 
"O vírus, 60%, 70% vai ter. A tentativa é de atrasar a infecção para os hospitais poderem atender. Eu desconheço qualquer hospital que esteja lotado. Muito pelo contrário", completou o presidente. "Não é isso tudo que estão pintando, até porque no Brasil o clima é diferente."
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)