(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Brasil contabiliza 1.480 mortes em 24 horas; total é de 354.617

Última atualização do balanço mostrou que foram 35.785 casos em um único dia


12/04/2021 18:38 - atualizado 12/04/2021 18:53

Brasil tem alta demanda de UTIs, enquanto mortes disparam(foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Brasil tem alta demanda de UTIs, enquanto mortes disparam (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
 
O Brasil registrou 1.480 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A última atualização do balanço mostrou que foram 35.785 casos em um único dia. 
 
Com isso, os brasileiros chegaram a 354.617 vidas perdidas desde o início da pandemia e também aos 13.517.808 casos registrados.

A incidência de casos por 100 mil habitantes é de 6,4 mil. Já a taxa de mortalidade é 168,7 a cada 100 mil brasileiros. 

Segundo especialistas, abril superará março e será o mês mais letal da pandemia. O número de mortes diárias pode chegar a 5 mil, atingindo patamar dos Estados Unidos no ano passado. 

São Paulo e Minas são os únicos estados a passar dos 1 milhão de casos. 

O estado governado por João Doria (PSDB) registrou 181 óbitos nas últimas 24 horas, além de 5.310 novos infectados. As estatísticas mostram que foram 83.098 vítimas da doença, além de 2,6 milhões de contaminações. 

Minas Gerais chegou a um total de mais de 28 mil mortes, além de 1,2 milhão de infectados. Nas últimas 24 horas, foram 86 óbitos e 2.841 casos. 
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)