(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

COVID-19: Brasil ultrapassa 70 mil mortes e 1,8 milhão de casos

Pelo quarto dia seguido, o número de óbitos em 24 horas foi superior a 1.200


postado em 10/07/2020 18:22 / atualizado em 10/07/2020 19:03

O Brasil chegou a 70.398 mortes – confirmadas – causadas pela COVID-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O país já registra 1.800.827 ocorrências da doença.


Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 1.214 óbitos e um aumento de 45.048 pessoas contaminadas.

Pelo quarto dia seguido, o número de óbitos foi superior a 1.200. Nessa terça (7), o país registrou 1.254 mortes; na quarta (8) foram 1.223 e na quinta (9), 1.220.

O total de brasileiros recuperados do coronavírus é de 1.078.763.

COVID-19 em Minas Gerais

Minas Gerais bateu a triste marca de 70 mil casos confirmados de coronavírus, nesta sexta-feira. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o estado já registrou 70.086 pacientes infectados pela COVID-19, sendo 3.222 casos notificados à pasta nas últimas 24 horas. Ao todo, 1.504 pessoas morreram pela doença, sendo 59 óbitos acrescentados na relação ontem para hoje.


A taxa de letalidade de Minas está em 2,1%. De acordo com o boletim, em 83% dos óbitos causados pela COVID-19, pelo menos uma comorbidade foi confirmada nos pacientes. A maioria das vítimas (1.137) tinham mais de 60 anos. Ao todo, 158 óbitos encontram-se em investigação.

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 45.145 pacientes se recuperaram da doença em Minas.

Belo Horizonte segue como a cidade com mais casos de COVID-19 de Minas. A capital se aproxima dos 10 mil casosconfirmados. De acordo com o boletim desta sexta, BH tem 9.732 ocorrências de coronavírus e 246 mortes. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vem em seguida, com 8.489 pacientes infectados e 136 óbitos

Das 59 mortes, 23 ocorreram em Belo Horizonte. Oito óbitos foram registrados, respectivamente, em Além Paraíba e Juiz de Fora, cidades da Zona da Mata mineira. 

Outros municípios que contabilizaram mortes foram Santo Antônio do Aventureiro, Estrela Dalva, Leopoldina, Palmópolis, Uberaba, Delta, Uberlândia, Montes Claros, Matias Barbosa, Poços de Caldas, Timóteo (2), Caratinga, Jesuânia, São Geraldo, Paracatu, Barbacena, Ouro Branco, Ponto dos Volantes, Ponte Nova, Três Marias e Jequitibá.

 

Minas se aproxima dos 90% municípios com, ao menos, um caso confirmado de coronavírus. Até esta sexta, 752 cidades do estado estão no 'mapa', o que representa 88% do território mineiro. Já em relação aos óbitos, 293 localidades já registraram mortes por COVID-19, ou seja, 34%.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)